logo

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Abraão – pai do povo eleito – 1º capítulo

Por Maria Teresa Serman

Começamos hoje uma novidade no BLOG, contaremos em capítulos a história de um grande nome da Bíblia: Abraão – o pai do povo eleito.

Faremos em quatro capítulos, para fornecer dar mais informações e propiciar aos nossos leitores apreciarem mais calmamente a vida deste que deu origem ao povo escolhido. Esperamos que apreciem e que não percam os próximos capítulos!

Tudo começa como Iavé, o Deus único, atuando na história da humanidade desde sempre, não só como criador, mas por meio de escolhas e desígnios, como fez com Noé e os patriarcas e profetas que lhe sucederam. O pacto com Noé salvou a humanidade iníqua de perecer no dilúvio por seus pecados, e a misericórdia divina se estendeu a seus descendentes. Ele teve três filhos: Sem, Cam e Jafet. O Gênesis, primeiro livro do Pentateuco – cinco livros sagrados –, no capítulo 9,20 narra o episódio da embriaguez e decorrente nudez de Noé. Seu filho Cam foi amaldiçoado por ele, pois, ao ver seu pai naquele estado, foi chamar os outros dois, que o cobriram respeitosamente. Daí a benção de Noé a estes filhos e a prosperidade dos semitas, que tem Abraão como descendente, na nona geração.

Abrão, seu nome original, casado com Sarai, era originário de Ur, na Caldéia, ao sul da Mesopotâmia. Não tinham filhos, pois sua esposa (como diz o texto) era estéril. Migraram com toda a família para Canaan (ou Canaã), mas só chegaram a Haran (Harã), onde se estabeleceram. “ Então Deus conclama Abrão a partir para lá definitivamente, prometendo-lhe que fará dele uma grande nação e exaltará o seu nome: (...) Todas as famílias da terra serão benditas em ti.”(Gen,12)
Sto. Estevão, em seu discurso transcrito, nos Atos dos Apóstolos, afirma que Deus apareceu a Abraão ainda na Mesopotâmia.

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engranderecei o teu nome, e tu serás uma bênção. (Gênesis 12:1-2)

A fome e a viagem para o Egito

Aí Abraão edificou um altar a Deus, mas sobreveio uma grande fome na região. Então Abraão desceu ao Egito, permanecendo ali por um tempo. Acontece nesse tempo um episódio curioso, que bem revela a moral ainda vacilante dos tempos ancestrais bíblicos. Temendo por si mesmo e pela mulher, dada a extrema beleza dela, ele a apresenta ao faraó como sua irmã, e este a “introduz no palácio”, quer dizer, a toma como concubina, recebendo o irmão (marido oculto), em troca, animais e servos. Deus, porém, intervém e lança sobre o faraó grandes pragas, por causa disso. Percebendo o que acontecia, o soberano reclama com Abraão por tê-lo enganado, devolvendo-lhe Sara(ainda chamada Sarai) e mandando-o retornar com todos os seus pertences. Então, Abraão se fixou em Canaã, em Betel, no lugar onde havia feito o altar, e seu sobrinho Lot em Sodoma, nas planícies do Jordão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário