logo

domingo, 31 de julho de 2011

Abraão – pai do povo eleito – 3º capítulo

Continuação do dia 30/7/2011
Por Maria Teresa Serman

A visita dos três anjos e a confirmação sobre o nascimento de Isaque

“Abraão foi circuncidado com noventa e nove anos, após Deus ter anunciado que Sara daria à luz um filho - Isaque, que seria o herdeiro da promessa. Isaque nasceu no ano seguinte a esse anúncio.

O capítulo 18 do Gênesis diz que mais uma vez Deus apareceu a Abraão quando este se encontrava nos carvalhais de manre, à porta da tenda, e viu três varões celestiais (anjos). Estes confirmaram o nascimento de um filho a Sara e estavam se dirigindo para Sodoma a fim de cumprirem a ordem divina de destruição da cidade.” (Wikipédia)

Esse trecho destaca a hospitalidade de Abraão, uma característica na história dos povos bíblicos. Mesmo sem saber de quem se trata, ele convida os três desconhecidos para descansarem e se alimentarem em sua tenda. Também é importante a reação de Sara, que ri ao anúncio que lhe faz um dos homens, anjos, de sua iminente gravidez. Deus cobra de Abraão essa incredulidade de Sara, que se amedronta e nega que tenha rido. Faz-nos pensar nas vezes em que nós mesmos duvidamos da providência divina.

A destruição de Sodoma e Gomorra

“Temendo pela vida de seu sobrinho Ló e de sua família, Abraão intercede a Deus para que não destrua Sodoma. Deus então promete que se achasse pelo menos dez justos ali, pouparia a cidade.” (Idem) Mas não os há nas duas cidades, então Ló foge sem olhar pra trás. Acontece o incidente de a sua mulher se tornar estátua de sal, por ter desobedecido a um dos anjos, que lhe tinha dito para fugir sem olhar ou se deter por nada. (Gen 19,17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário