logo

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Li por aí (I) -" Feliz o homem que assim encheu sua aljava"

Neste tópico colocaremos variedades interessantes que encontramos nas buscas pela internet.Coisas que de alguma forma possam acrescentar algo as famílias.

Aljava (nome de origem árabe, originalmente usado para designar uma saca em que se levava cereais) é um equipamento, espécie de coldre ou estojo, usado para carregar as flechas usadas pelos arqueiros desde a mais remota Antigüidade.

“Vede, os filhos são um dom de Deus: é uma recompensa os frutos das entranhas. Tais como as flechas nas mãos do guerreiro, assim são os filhos gerados na juventude. Feliz o homem que assim ench
eu sua aljava: não será confundido quando defender a sua causa contra seus inimigos à porta da cidade”. (Samo 126)

Este sábio ensinamento consignado nas Sagradas Escrituras vai completamente contra a mentalidade reinante, que taxa como irresponsáveis os pais de famílias numerosas. Com efeito, a paternidade deve ser responsável, mas a virtude da responsabilidade não exclui a virtude da generosidade.

Na verdade, na nossa sociedade consumista e individualista, os filhos são vistos como “um investimento a fundo perdido”, que tolhem a liberdade de poder fazer e de poder ter tudo o que se gostaria. Como conseqüência, as pessoas perderam a capacidade de doar-se na família, e com isso castraram o amor, verdadeira fonte de felicidade.

Resultado: os casais hoje, privados deste grande tesouro, duram pouco.

Uma vez, um grande amigo meu disse: “Vê todos esses meus vizinhos, com belas casas e bem abastados, pois o mais rico de todos sou eu, pois sou o que possui a mais bela família”. Hoje, essa família frutificou ainda mais com a vinda dos netos, gerando alegrias, contentamento e proteção na velhice. É uma família belíssima e invejável. Feliz o homem que assim encheu sua aljava.

retirado do: http://tatarana.wordpress.com/

Um comentário:

Paula Serman disse...

Excelente artigo! Sugiro que nos manifestemos nos meios de comunicação da opinião pública, pois no próximo dia 26 será o dia da prevenção contra a Gravidez na Adolescência, quando haverá uma enxurrada de propaganda pró-contracepção, ao invés de se focar no que realmente "previne" este evento, que é a formação para o amor e a dignidade do ser humano.

Postar um comentário