logo

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Profissão: Oceanógrafa

Continuando na linha das profissões hoje consegui uma bem diferente e pouco divulgada, mas de grande valor e importância neste nosso imenso Brasil.
Texto de: Ana Lucia Travassos Romano
Decidi fazer Oceanografia porque adoro o mar, seus mistérios (muitos deles depois de 30 anos de carreira ainda não decifrados...), sua grandeza que eleva a alma para pensamentos de outras grandezas maiores ainda. Romanticamente também porque imaginava meu dia a dia num barco, num laboratório perto do mar, com roupas despojadas, sem me preocupar com aparência nem com outra coisa que não fosse o objeto de pesquisa, e em contacto íntimo com a natureza. Apenas uma parte da vida do oceanógrafo é esta.

Quando decidi ser oceanógrafa, por estas razões, nestes agitados anos setenta, não havia nenhum Curso de Graduação aqui no Brasil. Tinha-se que fazer uma graduação em uma das quatro áreas relacionadas: Biologia, Física Geologia ou Química (em ordem alfabética para não dar briga...). Fui fazer Física.

Embora durante o curso, muitas vezes tenha me esquecido da Oceanografia no mesmo mês em que me formei a paixão voltou e com o apoio de uma tia (ah!, as tias, elas movem o mundo!) e de minha mãe (meu pai, jocosamente, achava que era coisa de embarcadiça, aliás até hoje, quando digo que vou embarcar ele comenta: minha filha, você não é embarcadiça, é uma diretora ... ainda bem que não usa a idade de argumento...) fui fazer Pós em Oceanografia Física na USP.

Para se trabalhar com Oceanografia em pesquisa, nas Universidades, é preciso fazer mestrado, doutorado. Esta representa uma boa parte do mercado de trabalho. Há também oceanógrafos atuando em firmas de consultoria ambiental, em empresas de petróleo, na Marinha, em órgãos ambientais do governo, em empresas de pesca, maricultura e instrumentação oceanográfica, entre outras ocupações. O campo de trabalho é muito grande e variado, o mercado está se abrindo muito, nos últimos anos e a profissão vem sendo muito conhecida pela população. Antes quando eu dizia que era oceanógrafa o pessoal pensava que eu trabalhava com teatro... A remuneração é baixa no início da carreira, como é comum, 700 a 1500 reais conforme o que se faça. Mais tarde, é possível ganhar bem. A profissão foi reconhecida o ano passado o que vai acarretar em melhorias de remuneração e em ampliação do mercado nos próximos anos.

Durante muitos anos só havia três graduações em Oceanografia no país: em Rio Grande (FURG), no Rio (UERJ), e em Itajaí (Univale). Nos últimos cinco anos abriram muitas outras; hoje são doze: em Vitória (UFES), São Paulo (USP), em Santos (UNIMONTE), na Bahia, (UFBA), Ceará (UFC), Maranhão (UFMA), Pernambuco (UFPE), Pará (UFPA),e Paraná (UFPR).

No curso estuda-se Química, Geologia, Física e Biologia nos dois primeiros anos (Básico). A carga horária é bem grande. Nos outros três anos se estudam as matérias específicas da oceanografia (composição da água do mar, poluição, fenômenos físico-químicos, sedimentação marinha, fenômenos geofísicos, ondas, correntes, marés, interação ar-mar e a vida no mar. No último ano se faz o Projeto Final de Curso. Para se formar é preciso 120h embarcadas, que as universidades providenciam.
Ser oceanógrafo é muito, muito bom.

Infelizmente hoje notificamos, o falecimento no dia 4/9, do Sr
Helio Drago Romano, pai da nossa querida Nana. Nossos sentimentos a família. Com certeza do céu ele estará saboreando estas palavras de sua filha que não pode ver daqui.

5 comentários:

Margarida disse...

Eu desconhecia esta profissão. Achei legal. Mas não é muito arriscado para uma moça? Não seria trabalho mais pra homem?

Ana Lucia disse...

OI Margarida,
A profissão não é arriscada, não, nem um pouquinho. Os barcos utilizados são muito seguros. Às vezes, quando as embarcações são pequenas, as acomodações deixam muito a desejar para as mulheres, mas isto acontece durante no máximo uns dois dias. Às vezes, também, é preciso carregar muito peso, mas os colegas ajudam. O trabalho de campo não é a maior parte da vida do oceanógrafo. Abraços e boa escolha profissional para você.
Ana L T Romano

Paula Serman disse...

Realmente, as tias oceanógrahas movem o mundo mesmo!!! Excelente matéria! Gostei muito de saber mais sobre a oceanografia!

Liana Clara disse...

Oi Paula, por isso aguarde que a Nana vai nos falar, em breve sobre o valor das tias na família! Beijos

maria ducilla disse...

Nana querida..... antes de tudo....q bom "te rever"...após tantos anos! Muitas saudades! um beijo muito carinhoso, Chris

Postar um comentário