logo

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Como foi aplicar o Nana Nenê.

Por Marina Gladstone Pereira

Minha filha mais velha, quando nasceu, tinha muita dificuldade para dormir longe de mim. Mesmo em sono profundo, se a colocasse longe acordava chorando, então voltava para o colo e dormia. O nosso primeiro mês foi extremamente estressante por conta disso. Eu não dormia. Até que um dia que ela chorava desesperadamente e nada a acalmava, falei para o meu esposo “não sei mais o que fazer, vamos levá-la ao hospital”. Então fui trocar-lhe as fraldas e vi que estava assada. Eu não estava bem. Não conseguia raciocinar. Ela não estava bem, não conseguia dormir, mamava o tempo todo, meu leite secava.

Um casal de amigos nos emprestou o livro “Nana nenê”, e no meio das mamadas eu consegui ler. Meu esposo também leu. Decidimos então aplicar o método.

Bem, durou dois dias. Colocamos ela no berço, desejamos boa noite, saímos. Voltamos, “Filha, mamãe tá aqui, é hora de você dormir, até amanhã boa noite.” e repetíamos o processo. Ela tinha um mês. Ela chorou bastante nas primeiras vezes, acho que meia hora. Olhávamos aflitos no relógio a espera do minuto faltante. Até que por fim ela dormia.Mas, funcionou muito bem.

Duas semanas depois ela já dormia 12 horas seguidas a noite. Meu peito enchia pouco antes da hora de mamar. A orientação do bebê sempre mamar acordado ajudou ela a voltar a dormir sozinha caso acordasse no meio da noite. E ela cresceu muito bem, pois ela dormia bem, mamava bem, foi a receita do sucesso.

O melhor de aplicar o método foi a melhora da dinâmica familiar. O primeiro filho costuma ser muito estressante para o casal. Depois que ela passou a ter horários, a vida em casa melhorou muito. Podia preparar o jantar pro meu esposo, tínhamos tempo para estar juntos e conversar. Quando queríamos sair não era estressante levar o bebê, ela dormia no horário dela, no carrinho mesmo.

Minha segunda filha nasceu prematura. Ela teve cólicas intensas até dois meses e meio. Ela é mais tranquila que a irmã, e dormia só naturalmente. Depois que passou essa fase de turbulência, comecei a aplicar o método. Mama, troca a fralda, brinca e vai pro berço. Ela já reclamou de ter ficado no berço sozinha para dormir, mas nada que durasse mais que três minutos. Durante as cólicas dela descobrimos o áudio de “sons do útero”, e quando ela não está tão disposta a dormir coloco o vídeo do youtube. Ajuda a pegar no sono.

Recomendo vivamente a todas as famílias. Até para a alimentação usei o livro "para além do nana nenê", mas isso já é outro texto.


Um comentário:

Pat disse...

Hoje mesmo uns amigos se queixavam do problema do filho único para dormir. Os dois trabalham fora, e não estão mais se aguentando de pé! Lendo este post, vou imediatamente encaminhar o BLOG pra eles tentarem essa solução!

Dica BELEZAAA! Obrigada por eles dois que poderão tentar essa nova forma de poder fechar os dois olhos ao mesmo tempo durante a noite!
Bjo,
Pat

Postar um comentário