logo

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Sabor da infância – Tutu de feijão com roupa velha

Costumo lembrar muito das comidas que minha mãe fazia, quando éramos crianças. Ela cozinhava muito bem e não deixava comida nenhuma se estragar, transformava tudo, e lá vinha um prato novo e saboroso.

Quando fazia feijoada, ou um feijão mais caprichado, ela aproveitava as sobras, e fazia um belo Tutu de feijão com roupa velha.

Não sei como chamam em outros estados, mas por aqui, no Rio, o povo chama de roupa velha as carnes do feijão,(carne seca, lombo, toucinho), desfiadas e colocadas em um molho de tomates, cebola e alho. Com bastante salsa picadinha e cebolinha para enfeitar por cima.

O tutu é feito com as sobras de feijão, preto ou mulatinho, ambos ficam muito saborosos. Basta engrossa o feijão com um pouco de farinha de mandioca, para deixa-lo cremoso. Depois é só coloca-lo em um pirex, e por cima espalhar a “roupa velha”, e logo teremos um prato bonito e saboroso. Podemos aproveitar o paio e a linguiça também. essa combinação serve para cobrir outros pratos, como a polenta macia e quentinha. Fica deliciosa!


Vamos acostumar nossas crianças desde cedo a experimentar novos sabores e novas modalidades de pratos, com certeza vão apreciar, e acostumarão o paladar com todos os temperos de comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário