logo

terça-feira, 22 de setembro de 2015

EDUCAÇÃO da SOBRIEDADE

Por Dra Mannoun Chimelli

Há algum tempo, vivenciamos pelos meios de comunicação o flagelo dos “tsunamis”, e me veio á lembrança que escutei certa vez de um grande educador  um comentário sobre as “ ondas ”que agitam o mundo moderno  :

  • a onda vermelha do transbordar da sexualidade mal entendida e desenfreada,
  • a onda verde do materialismo, hedonismo, consumismo e outros “ ismos ”, mas também da existência de  uma outra onda que todos nós deveríamos propagar :
  • a onda branca , aquela do equilíbrio, da sobriedade, do reconhecimento e prática dos limites...

Não é verdade que nos sentimos atraídos pelo chamariz do “compra – compra,” pelas liquidações sempre anunciadas e atrás das quais corremos  - nem que seja por curiosidade?! É tão mais fácil seguir os sentidos, ir em busca das sensações do que, por exemplo, trabalhar, estudar ...

Afinal SOBRIEDADE?  Que estranha palavra... Que quer dizer?

 Bem, sobriedade ou temperança é uma virtude que implica no equilíbrio entre o que quero, o que posso e o que devo... Uma das muitas virtudes que se deve aprender em família!

Quando se fala de sobriedade, estamos falando de uma virtude, portanto de algo que exige esforço, que custa... Hoje, quando se observa que a educação está centrada no prazer, quem se preocupa com o que custa esforço, quando impera o - gosto, não gosto, faço se me é prazeroso -  caso contrário, não faço?

 O PRAZER, por definição, é – “estado afetivo agradável, unido à satisfação de um desejo ou de uma tendência, ao exercício harmonioso de uma atividade”. O prazer em si é algo bom sempre que está a serviço, como um meio e não como um fim buscado em si mesmo, quando ligado às atividades do ser humano.

Assim os pais devem ir à frente, e necessitam estar atentos ao fato de que, se são os primeiros a “consumir”, a só fazer o que lhes dá gosto, a fugir sempre do que custa , do sacrifício,  fica difícil  que os filhos entendam e sejam educados  para a TEMPERANÇA (outro termo para a sobriedade).  Em termos educacionais, está sempre em vigor a verdade de que “Frei Exemplo é o melhor pregador”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário