logo

sábado, 19 de setembro de 2015

um bom filme - "LEMON TREE"

 Por Patricia Carol Dwyer

 (Diretor: Eran Riklis/ É seu 2º filme e o consagrou mundialmente. Filho de diplomata do consulado israelense, o diretor viveu parte de sua juventude no Rio de Janeiro). Tema: conflito político. LIVRE.

Salma, viúva Palestina, vê sua plantação de limões ser ameaçada quando seu novo vizinho, o Ministro de Defesa de Israel, se muda para a casa  ao lado. A Força de Segurança Israelense, logo declara que seus limoeiros colocam em risco a segurança do ministro, e por isso precisam ser derrubados.

Junto com o jovem advogado, Ziad Daud, Salma resolve levar o caso à Suprema Corte de Israel para tentar salvar essa plantação há 50 anos já na família, ela tendo-a herdado de seu pai quando ele faleceu alguns anos antes. Tinha para ela um valor afetivo muito grande e por isso, especialmente, ela não queria ver seu terreno invadido e os limoeiros abatidos.

A solução final de conciliação entre os dois governos é interessante, embora não o ideal para Salma e seus filhos já adultos.

Todos neste filme são ótimos atores; com um enredo atual de idéias concisas, e um desfecho comovente e muito inspirador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário