logo

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A família como exemplo

O tempo pode gerar um grande desgaste em nós; o relacionamento enfraquece, sem os detalhes de carinho que se tinha antes: uma atenção, um gesto, uma palavra. Ou falta aquela paciência para enfrentar os problemas e vem logo a irritação. Falta o espírito esportivo; as coisas são levadas com mau humor.

Tolstoi conta sobre o personagem Nicolau que tem três filhos: “A intimidade com sua mulher aumentara sempre, e todo o dia descobria nela novos tesouros.”  Essa atitude impede o desgaste; há sempre renovação.

A tentação de nos acomodarmos pode levar à rotina má, que se manifesta na desordem, desleixo, distúrbio nos horários, num comportamento errado dos filhos que se “deixou para lá”, em pequenas faltas de educação.  É pelo caminho da acomodação que a TV vai se tornando a dona da casa.  Vai ficando ligada e, quando se vê, cada um assistiu cinco horas de TV, por dia!  É uma gradual acomodação. Criando assim um desgaste geral entre todos os membros da família.

Mas é possível recuperar, restaurando os bons hábitos. É preciso estar viva a responsabilidade de edificar, tijolo a tijolo, a cada dia uma nova conquista entre todos no lar.

Em um dos romances de Tolstoi nós lemos:  “Todas as famílias felizes se parecem; cada família infeliz é infeliz à sua maneira". (Anna Kariênina). E, uma Família generosa, aberta aos filhos, que valoriza o vínculo matrimonial, sabe que o casamento é para sempre e, como o bom vinho, quanto mais velho melhor; e mais cuida dos detalhes para harmonizar e não caírem no desgaste do dia a dia.

O mundo moderno precisa da família-exemplo; ajudará a construir uma sociedade melhor, mais justa, cristã, positiva.  Será referencial para a atual desorientação ambiente.

O casamento é caminho para ser santo, e não é caminho secundário.  A família é caminho de autêntica santidade para a imensa maioria de cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário