logo

terça-feira, 24 de junho de 2014

Diminuindo os gastos na família

Com a crise que vivemos atualmente, tanto econômica quanto financeira, sem falar das outras crises, que nos levaram a esse caos urbano que estamos vivendo atualmente, só podemos pensar em cortas gastos. As despesas fixas já são tão pesadas, que nos levam a fazermos malabarismos para que o dinheiro chegue ao final do mês.

Numa família numerosa, nós pais, temos que estar sempre alertas, e não nos deixarmos levar pelo consumismo das pequenas coisas, e fixarmos os gastos no essencial. E, com jeito, ir fazendo ao nosso modo, economia em todos os outros possíveis extras.

Nas famílias em que predominam filhas, os gastos tendem a aumentar muito. Os longos cabelos consomem litros e mais litros de shampoo e condicionador, o corpo pede muitos cremes e maquilagens, as unhas necessitam dos mais variados esmaltes coloridos; e olhos veem tudo que esta na moda para vestir e calçar. É uma verdadeira avalanche de necessidades, que criam as nossas meninas, desde bem pequenas. Já os meninos são mais comedidos, mas seus gastos passam para os jogos, eletrônicos e chuteiras.

Para as filhas mulheres precisamos estabelecer metas, que economizem nas unhas, fazendo-as em casa, uns poucos vidros de esmalte servirão para que pintem suas unhas, variando de cores e trocando umas com as outras, economizando assim várias idas a manicure. O mesmo pode ser feito, comprando a cera para fazerem a depilação de pelos em casa. Quando é  mais de uma menina, uma poderá fazer a sobrancelha da outra e assim todas sairão ganhando.

Colocando esses itens, no lápis e no papel veremos que  aumentam, e muito o orçamento familiar. E, ao se fazer em casa, vamos poupar para outras necessidades, como um passeio, uma saída a noite num barzinho, ou até para uma ida ao futebol.

O filho que precisa de um dinheiro para assistir a partida de futebol, pode perfeitamente lavar o carro dos pais, por umas semanas e com isso receber o valor que gastaríamos levando-o para lavar num lava jato, assim podendo comprar sua entrada com seu trabalho.

Podemos fazer uma enorme lista de itens que podem ser feitos em casa, para se economizar,  mas cada família sabe melhor por que itens seu dinheiro esta indo pelo ralo. No caso de Shampoo, com certeza o ralo leva a melhor. Não medem a quantidade usada e vai muito desperdício neste item. É preciso ensinar a menina que não é a quantidade usada que deixará  seu cabelo mais sedoso e brilhante, o mais importante é a maneira como esfrega o couro cabeludo e envolvem todos os fios na espuma para lavá-los.

Outro item importante é ensinar a cronometrar o tempo do banho, aí serão economizados dois itens, ÁGUA e LUZ, OU GÁS, conforme funcionar seu chuveiro.

Vamos listar os itens de despesas da nossa casa e ver por onde começar a cortar gastos desnecessários, ou gastos que podem ser modificados, fazendo-os nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário