logo

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

EmContando – 59 - Erguendo o Céu

Um conto da tribo Skagit, do Noroeste do Pacífico, contado pela anciã Vi Hilbert. Extraído do livro Peace Tales: World Folktales to Talk About de Margaret Read MacDonald. Linnet Books.

Há muito tempo atrás O Criador estava viajando. Enquanto viajava, seu rosto se iluminava, mas ninguém podia vê-lo. Enquanto viajava levava consigo muitos idiomas, e para cada tribo deu uma língua especial. Em toda a parte que ele ia, dava para cada tribo uma língua muito especial.

Chegou na região do Puget Sound, onde eu moro. Parou e olhou em volta. “Que terra linda! Não preciso ir mai além. Posso parar bem aqui. Esta é a terra mais bonita do mundo”.

Ele ainda carregava consigo muitas e muitas línguas. Então ele espalhou essas línguas em todas as direções e as pessoas não conseguiam se entender. Havia tantas línguas diferentes!

Além disso, o Criador havia deixado o céu muito embaixo. As pessoas altas batiam com a cabeça e havia aqueles que subiam até o mundo celestial e isto não poderia ser permitido.

As pessoas sábias se reuniram e disseram: “Há um jeito se todos nós conseguirmos aprender uma palavra, uma palavra só – Ya-How! que quer dizer, ir em frente, avançar. Podemos preparar uma vara bem longa e resolver o problema. Cada um de nós precisa encontrar uma vara bem comprida. Ainda existem árvores que podem ser transformadas em varas bem compridas. Então cada um de vocês pode ajudar”.

Todas as pessoas se reuniram e aprenderam a mesma palavra: Ya-How!

As pessoas sábias disseram:” Agora coloquem suas varas perto do céu. Todos juntos ... Ya-How!”
E o céu se ergueu um pouquinho.

“Todo mundo tem que tentar com mais força”. “YA..A..A..A..HOW!

O céu se ergueu um pouco mais.

“Quem não está fazendo força? Temos que fazer mais força. E talvez todos tenham que dizer YA..A..A..A..HOW! bem alto.”

E o céu se ergueu mais um pouco.

“Talvez alguém não esteja fazendo bastante força. Esta é a última. Quatro vezes é o número mágico. YA..A..A..A..A..HOW!”

“Conseguimos!”

“Porque todos trabalharam com a mesma intenção, a mesma idéia, o mesmo objetivo vocês conseguiram erguer o céu até o lugar onde ele se encontra hoje. E é por isso que nos dizem:
Trabalhem juntos e por um objetivo comum. É possível fazer muito com apenas uma palavra”.

Agnes G. Milley

Nenhum comentário:

Postar um comentário