logo

terça-feira, 30 de abril de 2013

Cortesia na escola, emprego e comércio

Nesses ambientes, precisamos ter muito cuidado com a cortesia. Ela  já deve ser ensinada, treinada e praticada em casa, para que se torne  mais fácil praticá-la exteriormente.

1 - Ao entrar e sair de uma aula, do trabalho, ou de qualquer ambiente social, cumprimentar quem está presente. Isso serve para todos os níveis, desde a gentil moça que serve café até o chefão máximo. Todos rendem mais quando são tratados como pessoas importantes, e são realmente.

2 - Atenção às aulas:– demonstrar interesse, e só fazer perguntas condizentes ao assunto que está sendo esplainado. Apresentar bem os trabalhos escolares; para no futuro, no trabalho, não sofrer a vergonha de ouvir do chefe sobre o estado do nosso trabalho, a higiene e a apresentação.

3 - Ensinar a não riscar paredes, carteiras, tudo que for de uso público.
Tratar bem os colegas, como gostamos de ser tratados. E respeitar o professor, ele não é seu coleguinha, nem seu pai. Não se deve descarregar nele frustrações domésticas.

4 - Cuidar do silêncio, tanto na aula como no trabalho. Manter o bom trato, evitar piadas de mau gosto. Lembrar que uma piada deve agradar a quem faz e a quem ouve.

5 - Importar-se com a pontualidade, com a coerência de atitudes e opiniões, com a temperança no trato geral. Quem trabalha no comércio, precisa saber lidar com o público, ser solícito, sem ser chato; oferecer ajuda; mostrar caras simpáticas, sorridentes; ter paciência, principalmente se o cliente experimentar muitas peças e não levar nada.

6 - O cliente também deve obedecer às regras de cortesia: não ser grosseiro com o vendedor, não ficar horas numa loja, fazendo o outro perder tempo, se não vamos comprar nada. Agradecer e também  ter caras alegres.

Essas atitudes vão educando os nossos filhos, e é um treinamento para o futuro de cada um. Conseguir se dominar para não se deixar levar pela irritabilidade vai nos preparar para evitarmos a cometer vários atos descorteses.

Vamos ser naturais, sem grandes afetações, para não irmos de um extremo ao outro: Nem parecer hipócritas e bajuladores, nem sermos grosseiros e desagradáveis, deixando-nos levar pelo sentimento do momento.

Melhorar no trato, na simpatia e nos bons modos tornarão nossos filhos pessoas mais sensíveis em relação aos outros, percebendo, suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário