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sexta-feira, 26 de abril de 2013

EmContando – 31 - A Importância dos Contos de Fadas na Educação Infantil

Li  e ouvi bastante   a respeito desse assunto, mas para falar dele,   de maneira simples mas precisa, escolhi  as professoras Fanny Abramovich  e Vera Teixeira de Aguiar que muito melhor   transmitirão  o  imenso valor que essas histórias  representam no desenvolvimento emocional de nossas crianças. 

OS CONTOS DE FADAS VIVEM ATÉ HOJE ...

Quem lê “Cinderela” não imagina que há registros  de que esta história já era contada na China, durante o século IX A.C.. E, assim como tantas outras, tem se perpetuado há milênios, atravessando todas as geografias, mostrando toda a força e a perenidade do folclore dos povos.

Por quê? Porque os contos de fadas estão envolvido
s no maravilhoso, um universo que detona a fantasia, partindo sempre de uma situação real, concreta, lidando com emoções que qualquer criança já viveu ... Porque se passam num lugar que é apenas esboçado, fora dos limites do tempo e do espaço, mas onde qualquer um pode  caminhar ... Porque as personagens são simples e colocadas em inúmeras situações diferentes, onde têm que buscar e encontrar uma resposta de importância fundamental, chamando a criança a percorrer e a achar junto uma resposta sua para o conflito ...  Porque todo esse processo é vivido através da fantasia, do imaginário, com intervenção de entidades fantásticas (bruxas, fadas, duendes, animais falantes, plantas sábias ... ).

Ou, como bem explica Vera Teixeira de Aguiar: “Os contos  de Fadas mantêm uma estrutura fixa. Partem de um problema vinculado à realidade (como estado de penúria, carência afetiva, conflito entre mãe e filho), que  desequilibra a tranquilidade inicial. O desenvolvimento é uma busca de soluções, no plano da fantasia, com a  introdução de elementos mágicos (fadas, bruxas, anões, duendes,  gigantes etc.) A restauração da ordem acontece no desfecho da narrativa, quando há uma volta ao real. Valendo-se desta estrutura, os autores, de um lado, demonstram que aceitam o potencial imaginativo infantil e, de outro transmitem à criança a idéia de  que ela não pode viver indefinidamente no mundo da  fantasia, sendo necessário assumir o real, no momento certo”.
Por lidar com conteúdos da sabedoria popular, com
conteúdos essenciais da condição humana, é que esses contos de fadas são importantes, perpetuando-se até hoje ...

Fanny Abramovich, em Literatura Infantil – Gostosuras e Bobices  Editora Scipione  5ª Edição 1995
Vera Teixeira de Aguiar, em posfácio da coleção Era uma Vez (Contos de Grimm), com bibliografia de apoio para professores, Porto Alegre, Ed. Kuarup

Obs.: Na próxima semana, farei chegar a vocês a opinião de um famoso psicólogo infantil, já falecido. Bruno Bettlelheim  analisa e   aprofunda o assunto sobre qual  refletimos hoje. Não percam. É matéria para discussão.

                                                           Agnes G. Milley

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