logo

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Padre Antonio Vieira e o sermão do bom ladrão

Nos dias que correm nada mais atual que a obra do inesquecível Pe. Antonio Vieira (Lisboa 06/02/1628 - Salvador 18/07/1697) cujo sermão do Bom Ladrão é cada vez mais atual.
“Não são só ladrões — diz o Santo — os que cortam bolsas ou espreitam os que se vão banhar, para lhe colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo de seu risco, estes sem temor, nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados, estes furtam e enforcam. Diógenes, que tudo via com mais aguda vista que os outros homens, viu que uma grande tropa de varas (juízes) e ministros de justiça levavam a enforcar uns ladrões e começou a bradar: “Lá vão os ladrões grandes enforcar os pequenos.” Ditosa Grécia que tinha tal pregador! E mais ditosas as outras nações, se nelas não padecera a justiça as mesmas afrontas. Quantas vezes se viu em Roma ir a enforcar um ladrão por ter furtado um carneiro, e, no mesmo dia, ser levado em triunfo um cônsul ou ditador por ter roubado uma província.”

Para quem quiser conhecer mais a obra do Pe. Antonio Vieira é possível fazer o download gratuito e legalizado do audiobook no site Librivox.

Sermões do Pe. Vieira (Arquivo Zip com 12 audios)


Nenhum comentário:

Postar um comentário