logo

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

EmContando - 2



Por Agnes G. Milley
Na semana passada nos apresentamos e contamos a história do grupo EmContando. Hoje vou dizer a vocês, queridos leitores, porque nós gostamos tanto de contar histórias e porque desejamos contagiar vocês   com esse fantástico vírus.
Contar  histórias  é maravilhoso porque  elas aproximam, aconchegam, enternecem e divertem. Despertam o coração e o intelecto, mudam posturas e vencem a inércia.
Contar histórias é maravilhoso porque o jogo das palavras encanta, faz transbordar ideias e experiências como água de fontes e cascatas que deve correr livre e chegar a todos.
Contar histórias é maravilhoso para  despertar ou resgatar o amor aos livros e a descoberta ou redescoberta da intensa alegria de ler e, quem sabe, a de escrever também. As histórias desenvolvem a sensibilidade, o espírito crítico e a criatividade.
Contar histórias para mães, pais, avós, avós, tias, tios, irmãos  ou amigos é maravilhoso porque  possibilita a  todos a reflexão sobre a magia das histórias na educação e no relacionamento em família.
 Ao contar histórias você rompe barreiras, quebra timidez, facilita o diálogo,  estabelece cumplicidade. Seu coração se derrama no coração de quem ouve e daí nascem alegria e um profundo bem estar.
Nunca deixe  seus filhos pequenos adormecerem sem contar-lhes,  pelo menos, uma história bem curtinha. Se não lembrar de uma, invente. Você e sua criança dormirão melhor.
A seguir vou contar uma pequena história e na próxima semana conversaremos sobre como escolher boas histórias.
O Rei e o Sábio
A história aconteceu num país longínquo, há muitos séculos passados. Pressentindo o fim de sua vida, o rei chamou seus súditos, prometendo fortunas e honrarias para quem respondesse três perguntas fundamentais:
1 – Qual é o lugar mais importante do mundo?
2 -  Qual é a tarefa mais importante do mundo?
3 -  Quem é o ser mais importante do mundo? 

Sábios e ignorantes, ricos e pobres, crianças e adultos desfilaram tentando responder as perguntas. Para desconsolo do rei, nenhuma resposta o satisfez plenamente. Restava em todo o território um único homem que se recusava a falar. Era um ancião com fama de sábio. Emissários do rei foram até ele para colher sua opinião. E, do alto
de sua simplicidade, o velho falou:

1 – O lugar mais importante do mundo é aquele onde você está!
2 -  A tarefa mais importante do mundo é aquela que você faz!
3 -  E o ser humano mais importante do mundo é aquele que precisa de você, porque é ele que lhe  possibilita exercitar o mais belo dos sentimentos: o AMOR!

Esta história foi me enviada por  Carmem Lúcia Amaral
Assistente Social da Associação Brasileira de Assistência a Pessoas com Câncer
(ABRAPEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário