logo

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cereal líquido e saboroso



Por Maria Teresa Serman

Sempre brinquei que, além do sabor e da temperatura, eu aprecio cerveja por ser uma rica fonte de cereais e  nutrientes. E não é que mais gente e pesquisas concordam comigo? A Sociedade da Cerveja publicou uma propaganda informativa sobre a bebida, com o título de Saúde em Grãos, que explana sobre a importância nutricional da cevada, principal cereal da cerveja, além do lúpulo. Esta dá origem ao malte, principal ingrediente deste chamado "pão líquido" - pior que engorda como ele -, quando seus grãos são germinados.

Continuando a apologia cervejeira, saibam que a cevada "apresenta uma das maiores concentrações de beta-glucanas (...), ainda maior do que a aveia". Essa fibra de nome estranho, do tipo solúvel, "é bastante eficaz na manutenção da glicemia sanguínea." A famosa FDA Americana (Food and Drug Administration), que manda na dieta e medicamentos nos EUA, recomenda a ingestão diária dela, como forma de prevenir doenças cardiovasculares, pois comprovadamente reduz o colesterol total, o LDL e os triglicerídeos. E contribui também para a prevenção de doenças intestinais - meu pai sempre dizia que cerveja regularizava o intestino em caso de desarranjo -, além de manter o peso corporal, embora eu discorde totalmente deste último item. Vá se abastecer da loura, ou ruiva ou negra, há de todas as colorações, pra ver a barriguinha e os pneus que vai ganhar...

Como se não bastasse essa primeira qualificação, a bebida preferida no verão ainda fornece magnésio e selênio, minerais importantíssimos, presentes em forma de polifenóis, uma das maravilhas descobertas e apregoadas como antioxidantes e afins. E não para por aí, não. O cereal básico da cerveja é rico em vitaminas do complexo B, que deixam a pele saudável e a embelezam, além de dar força a quem faz atividade física, proporcionando-lhe carboidratos, gorduras e proteínas. E a maravilha da natureza ainda contém silício, "nutriente essencial para a síntese de colágeno e reestruturação das cartilagens e tecidos, favorece a saúde dos cabelos e unhas. E evita a famigerada celulite", e isto eu já tinha percebido, que cerveja não provoca ou aumenta celulite, refrigerante sim.

Não estamos fazendo apologia de bebidas alcoólicas, entendam bem. Só revelando um lado para muitos, desconhecido, e recomendando que a apreciem com moderação, sem excessos no consumo e na frequência. Vão de táxi quando forem ingeri-la, e controlem sua sede, pois não é água. Mas que é boa, não resta dúvida alguma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário