logo

domingo, 31 de julho de 2011

Abraão – pai do povo eleito – 4º capítulo

Continuação do dia 31/7/2011
Por Maria Teresa Serman

O nascimento de Isaque
O capítulo 21 do Gênesis diz que Abraão foi pai de Isaque com a idade de cem anos.A Bíblia também conta que, quando Isaque foi desmamado, Abraão comemorou com um grande banquete.

Hagar e Ismael no deserto
Com o nascimento de Isaque, os conflitos entre Hagar e Sara aumentaram, pois esta não admitia a convivência do filho da escrava com seu primogênito. Abraão então, mesmo sofrendo, resolve mandá-los embora. Deus, porém, envia seu anjo para socorrê-los no deserto mais uma vez. A Bíblia narra que o menino cresceu no deserto, tornando-se um “hábil flecheiro, e sua mãe tomou para ele uma mulher egípcia”. (Gen 21,14-20)

O Sacrifício de Isaque
“Mais uma vez Deus falou com Abraão e lhe pediu uma verdadeira prova de fé, determinando que levasse o seu filho para oferecê-lo em holocausto no Monte Moriá que fica próximo a Salém.
Após ter viajado por três dias a partir de Berseba, Abraão avistou o local e subiu ao monte apenas na companhia de Isaque. Porém, quando levantou a mão para sacrificar seu filho, foi impedido pelo Anjo do Senhor e encontrou no mato um carneiro para ser oferecido em lugar de seu filho.” (Ibidem) Gen 22,1-18

Aí Deus reafirma sua promessa de prosperidade a Abraão, afirmando que a multiplicaria como as estrêlas do céu e as areias do deserto.
A morte de Sara
Segundo a Bíblia, Sara morreu em Hebrom com cento e vinte e sete anos. Abraão então adquire de Efrom, em Canaã, a Cova de Macpela por quatrocentos siclos de prata, que é considerada a primeira aquisição de uma propriedade do patriarca que sempre viveu como um peregrino em busca de melhores pastagens para o seu rebanho. A sepultura adquirida é posteriormente utilizada pelo patriarca e por seus descendentes.
Abraão manda buscar uma noiva para Isaque
Narra o capítulo 24 do Gênesis que Abraão enviou o seu servo Eliezer para que fosse à Mesopotâmia e trouxesse uma esposa para seu filho Isaque entre os seus parentes. Eliezer então, ao chegar na cidade de Naor, encontra a Rebeca, filha de Betuel e irmã de Labão. Rebeca consente em ir com Eliezer e este a leva para Isaque.

A união de Abraão com Quetura
A Bíblia registra uma segunda núpcia de Abraão após a morte de Sara. Com a união de Abraão e Quetura, foram gerados mais seis filhos, dando origem a outros povos, inclusive os midianitas.
E Abraão tomou outra mulher; o seu nome era Quetura. (Gênesis 25:1-2)

A morte de Abraão
A morte de Abraão é comentada no capítulo 25 do Gênesis. Ainda viveu até os cento e setenta e cinco anos, “vivendo numa ditosa velhice”, segundo o texto bíblico, sendo enterrado junto a Sara, na cova de Macpela, por Isaque e Ismael. Apesar da numerologia bíblica não ser exatamente igual à atual, pelas inúmeras peripécias de sua vida, pode-se concluir que ele realmente viveu bastante. Tudo o que tinha deixou de herança para Isaque, guardando apenas presentes para os filhos de Hagar e de Quetura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário