logo

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 60)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 - A.S. diz: Dra porque o adolescente oscila tanto de humor? Em frações de segundos estão rindo ou chorando, sem uma razão real pra isso. É normal isso acontecer?

RESP:Caro Sr.A.S.
As mudanças de humor são, sim, muito comuns nos Adolescentes porque estão em pleno desabrochar hormonal e suas emoções ainda não estão sob controle. Eles mesmos não sabem explicar o que lhes acontece e nós devemos procurar compreender e colocar-nos em disponibilidade para ajudar no que desejarem e quando desejarem.
Não se deve fazer muitas perguntas, nem cobrar explicações das atitudes deles, mas podemos fazer de conta umas vezes, de que não percebemos, outras vezes com delicadeza e muito discretamente, oferecer ajuda .
Em todo caso, tranqüilizem-se. São adolescentes e esta é uma fase da vida que vai passar como as demais!
Atenciosamente, Mannoun

2- A. diz: Dra meu filho tem 15 anos e esta ainda muito baixo, eu e o pai somos altos, o que devo fazer sobre isso? Tenho outro filho de 18 anos que já esta com 1,78m.

RESP: Caro A.
Vale a pena consultar o medico de família para trocar idéias, fazer um exame físico do seu filho e avaliar a sua curva de crescimento.
Se acharem necessário, para tranqüilizar a todos, marquem uma consulta com Endocrinologista recomendado pelo seu médico conhecido e ele então deverá solicitar exames complementares mais detalhados e dará uma segura orientação.
Seu filho se alimenta bem? Tem horários para sua atividades, assim como para ir dormir e levantar-se pela manhã além de tarefas em casa ? Pratica esportes? Vejam que é todo um estilo de vida que envolve crescimento e desenvolvimento na Infância e Adolescência!
Se desejarem pesquisem neste mesmo blog negociosdefamília.com , do dia 21 de junho deste ano e outros, respostas à perguntas semelhantes à sua .
Fico às ordens para outros esclarecimentos.
Atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

Dra que tipo de trabalho um adolescente de 15 anos pode fazer, para ajudar em casa, sem prejudicar os estudos?

Conceição disse...

Dra é a primeira vez que meu filho de 17 anos vai viajar sozinho com amigos, o que eu devo fazer pra orientar ele? Eu sei que estes jovens juntos fazem muitas bobagens e podem pegar algumas doenças. Devo falar claramente? E o que devo dizer?

Postar um comentário