logo

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 47)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Cuidados na adolescência

1 – J. R. diz:Minha filha tem 10 anos e gostaria de saber o que devo fazer pra prepara-la para a adolescencia. A que médico devo levá-la e quais providencias devo tomar para esta fase.
RESP:Cara Sra J.R.
Se reside em grande centro, existem médicos que tratam especificamente de Adolescentes, mas o Pediatra de sua filha pode perfeitamente continuar a acompanhá-la.
O preparo mais importante é sua vivência em casa - tarefas que ela deve realizar, estudos, horários- para acordar e dormir, estudar, passear, praticar esportes, alimentar-se direitinho, conviver em família, ter amigas e amigos que freqüentem sua casa e que os pais se conheçam, conheçam os hábitos, valores...
Sejam amigas, troquem ideias, riam juntas, divirtam-se em família. O EXEMPLO é sempre o melhor educador!
Leia, por favor, respostas à perguntas semelhantes à sua, acessando neste blog, - Adolescência- perguntas e respostas e pode também, se desejar, ler um pequeno livro que escrevi e que se chama " Amar os adolescentes" , da Editora Quadrante, de São Paulo. Pode solicitar pela internet, ok ? Fico às suas ordens, Mannoun

Qual é a altura ideal do adolescente?
2 – A. diz: Como posso fazer meu filho crescer mais um pouco, ele esta com 15 anos e é muito baixo e os amigos ficam rindo dele. Eu e o pai somos medianos, e os outros dois filhos têm por volta de 1 metro e 70 centímetros. E ele com 15 anos tem 1,55.

RESP: Caro A.
Vale a pena levar seu filho a um Endocrinologista para avaliar sua curva de crescimento ( sua idade ajudará muito ), detalhes de saúde e para verificar através de exames complementares se há necessidade ou não de tratamento , além de orientar sobre o que fazer e como.
Sugiro que não dêem muito valor em casa à diferença de estatura com os irmãos e colegas- creio que o fato citado " de que os amigos ficam rindo dele " é mais sério do que crescer ou não, porque ninguém gosta de sentir-se motivo de risadas e brincadeiras, especialmente aos 15 anos ...
Incentivem os esportes, mostrem a ele aspectos de profissões onde a estatura não importa tanto, evitem comparações e, sobretudo, vocês próprios como pais tentem tirar a importância excessiva de ser mais alto ou menos alto...
O que de fato importa no ser humano é seu valor, sua dignidade, suas virtudes e não o aspecto físico...
Esta é, a meu ver, a tarefa mais importante da família!
Fico às ordens para maiores detalhes, Mannoun

5 comentários:

José disse...

Como devemos educar os irmãos da mesma idade, gemeos? Quando entram na adolescencia eles querem um pouco mais de individualidade? Agora eles têm 10 anos e ainda fazem tudo juntos.

Leonor disse...

Minha filha tem 13 anos tem TDAH e ainda não menstruou. Isso é normal?

Anônimo disse...

Como ajudar minha filha adolescente que não tem amigos? Ela muito fechada, é estudiosa,tira boas notas.Mas me preocupa estar sempre sozinha, as colegas só a procuram quando precisam de ajuda nos estudos.

Anônimo disse...

Tenho o mesmo problema que vc minha filha esta com 17 anos e também é sozinha, agora no próximo mês ela vai pra Faculdade estou muito preocupada com isso. Infelizmente acho que não somos as unicas que passam por esse problema,mas tem fé que um dia isso vai passar, vamos acreditar que nada acontece sem que Deus queira, o tempo dele é diferente do nosso e sei que o dia delas serem realmente felizes ira acontecer, não perca a esperança. Um abraço e tenha Fé.

Liana Clara disse...

As respostas para estas perguntas estão no blog do dia 28 de junho de 2010.

Postar um comentário