logo

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 59)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 - A. diz: Como educar os filhos na época do politicamente correto? Sem palmadas, sem corretivos, sem passar nenhum sofrimento?
RESP: Caro(a) A.
Os sofrimentos fazem parte da vida humana, queiramos ou não,o que importa é saber bem utilizá-los ... Se ajudamos os filhos a descobrirem o “sentido da dor e do sofrimento”, nós os estamos educando para a vida, pois que aprenderão a descobrir no dia a dia o valor da renúncia, do esforço que devemos empregar para conseguir algo,pois quem bem já se disse que " tudo o que vale a pena custa ..."
Estudos, trabalho, conquistas, custam esforço e causam sofrimentos...
Alguma correção se deve aplicar aos filhos, que não necessariamente seja a palmada, (embora ela por vezes possa ser utilizada, não porque estamos com raiva, mas porque naquele momento ela falará melhor,) mas sempre no local adequado... Como ensinava meu professor de Pediatria - " O bumbum é convexo e a palma da mão é côncava..." exemplificando ser este o local da palmada - não tão forte que provoque dor no local de quem recebe, nem na mão de quem a aplica, mas apenas provoque um susto ...
Vamos educar sem preocupações com o "politicamente correto" mas com consciência e coerência...o casal de comum acordo!
Fico às ordens para maiores esclarecimentos se não respondi o que desejava,
Mannoun


2 - L. B. diz: Meu filho adolescente evacuou com sangue, o que devo fazer?
RESP: Cara Sra.L.B.
Vale à pena levar seu filho à consulta médica, primeiro com um clínico, que avalie se o sangramento é local ou se há alguma causa orgânica. Se ele achar necessário, fará um encaminhamento ao especialista que julgue mais indicado.
Pode ser algo transitório ou não, mas sempre se indica uma averiguação mais detalhada, ainda que seu filho diga que a consulta não é necessária e não queira ir. É bom que insistam para que faça um “chek-up ", mesmo porque sempre se deve avaliar periodicamente um Adolescente - peso, altura. Alimentação, hábitos, etc.
Fico a seu dispor, atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Altamir Santos disse...

Dra porque o adolescente oscila tanto de humor? Em frações de segundos estão rindo ou chorando, sem uma razão real pra isso. É normal isso acontecer?

Anônimo disse...

Dra meu filho tem 15 anos e esta ainda muito baixo, eu e o pai somos altos, o que devo fazer sobre isso? Tenho outro filho de 18 anos que já esta com 1,78m.

Postar um comentário