logo

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 58)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1- A. N. diz: Dra que solução posso dar para uma filha de 16 anos que não respeita mais a mãe e faz questão de desafiá-la a todo instante, contrariando as regras da casa e de educação. Fica impossível o relacionamento entre todos em casa e atrapalha na educação do irmão menor.
RESP: Caro Sr.A.N. Sua filha sempre foi assim ou esta atitude é de agora? Que atividades ela faz- ajuda em tarefas domésticas, pratica esporte, dança, como vai na Escola, como se comporta por lá e com as amigas? Sua queixa se refere apenas ao convívio em casa ou com todos ela tem este comportamento?
E a mãe, é autoritária, dirige-se a ela para chamar a atenção ou é serena e tranqüila?
Vejam, aos 16 anos ela está saindo da fase mais confusa da Adolescência e começa a buscar identificação com a figura materna.
Procure sair o senhor sozinho com ela a algum lugar que ela goste, e com muita calma, interrogue o porquê desse seu modo de proceder. Tente fazer com que ela abra seu coraçãozinho sem interrompê-la, deixe que fale tudo o que desejar e quem sabe o senhor poderá ir colocando as coisas no seu devido lugar. Certamente virão queixas sobre a mãe e pessoas da família, talvez ciúmes do irmão, pode ser que ela se sinta preterida, não sei o que poderão conversar, mas proporcione uma primeira abertura e outras virão.
Mostre a ela os valores da família, o quanto ela é amada e o papel que a ela compete no contexto familiar, como jovem, cheia de sonhos e ideal... E que o senhor, como Pai deseja e espera que reine a paz e harmonia no relacionamento familiar. Peça a ajuda dela neste pormenor que parece pequeno, mas que é da maior relevância!
Converse também com a mãe - seja o Mediador neste aparente conflito que pode marcar um convívio harmonioso e agradável !
Boa sorte e fico a seu dispor para novos contatos, Mannoun


1 – A. diz: Drª Mannoum, sou professora e uma mãe me perguntou quando seria a idade ideal pra falar de sexualidade, sendo que a menina (9 anos), não demonstra interesse e no ano que vem o assunto será tratado em sala de aula. como prepará-la para o assunto?

RESP: Cara Professora,
Não há uma idade ideal para falar de sexualidade porque ela vem sendo falada, mesmo que sem palavras, muito antes dos filhos nascerem... Atitudes, gestos, comentários, uma gestante na família ou entre amigos, tudo vai girando - sobretudo no momento atua l- em torno da sexualidade, nem sempre bem apresentada como maneira de ser e agir, mas a maioria das vezes como genitalidade ...o que é um erro.
Se ela não demonstra interesse, a mãe pode puxar o assunto aproveitando o encontro com alguma grávida, mostrando a beleza do ato criador, a maravilha que é uma nova vida e - como mãe - falar ao coração da filha, como só as mães sabem fazer, colocando-se à disposição para responder o que a filha desejar conhecer.

Não sei se respondi a contento, mas fico a seu dispor, ok? Há perguntas semelhantes em outras edições dos negociosdefamilia , e a mãe pode acessar ou a senhora mesma e orientá-la
Atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

Como educar os filhos na epoca do politicamente correto? Sem palmadas, sem corretivos, sem passar nenhum sofrimento?

Liz Branovith disse...

Meu filho adolescente evacuou com sangue, o que devo fazer?

Postar um comentário