logo

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Papo mulherzinha 4 : Cabelos - variações sobre o mesmo tema

Por Maria Teresa Serman

Quando somos convidadas para uma cerimônia, evento ou festa, logo pensamos na roupa, sapatos e acessórios. O cabelo não é a primeira preocupação. Porém, este é muito importante, e deve se adequar, tanto quanto a roupa, ao tipo e ao horário da ocasião. Como escolher o melhor penteado? Alguns detalhes devem ser considerados: se é mais formal; qual o papel que desempenharemos nele - se somos anfitriãs ou convidadas, madrinhas ou participantes; a roupa que vamos usar; os adereços escolhidos, ou não, para o cabelo.

Para ocasiões mais formais, como casamentos, coquetéis finos, jantares importantes,
por exemplo, a dica é usar cabelos presos, em coque. As mechas podem ser presas separadamente, para dar mais leveza, proporcionando harmonia e elegância. Deve-se evitar topetes muito altos, e pode ter fios soltos na lateral do rosto, próximos às orelhas. Se o vestido for mais decotado nas costas ou na frente, é indicado o meio coque, com cabelos parcialmente soltos, ou totalmente, para encobrir discretamente um pouco do que o decote expõe.

Há variados adereços para cabelo, com strass ou sem, pontos de luz pequenos mas marcantes, garras (para noivas, mães ou madrinhas), pentes e travessas. É importante destacar mais um detalhe, deixando os outros em segundo plano. Por exemplo, se priorizar o brilho no cabelo, o brinco precisa ser discreto, e algum colar mais ainda, ou evitar enfeites no pescoço ( o vestido também é determinante neste aspecto) . Com o cabelo preso, o comprimento do brinco deve diminuir um pouco, a não ser que seja alta e tenha um pescoço mais longo. Como na maquiagem e na roupa, aqui também vale a sábia lei de "o menos é mais".

Em reuniões mais simples, como as que acontecem durante o dia ou as realizadas
em locais ao ar livre, como sítios, chácaras e à beira da piscina, o conselho é unir
a simplicidade ao charme e as tranças são uma ótima opção. Os penteados com gel - estilo molhado - também podem ser usados nestas ocasiões. Os cabelos curtos têm menos opções de penteados, mas o uso de pomadas e cremes proporciona um estilo clássico e despojado, dependendo da festividade. Só evite, mais uma vez atenção!, o exagero. Há pessoas que colocam tanto gel nos cabelos, eriçando-os demasiadamente, que parecem ter levado um choque elétrico.

Madrinhas de casamentos ou as convidadas íntimas dos noivos, como primas e tias,
devem saber como será o cabelo da noiva, assim não há perigo de aparecerem "gêmeas", ou par de jarras, como se diz popularmente. Acontece, atualmente, uma tendência a que noiva, mães e madrinhas sejam atendidas pela mesma equipe, no mesmo lugar. Isso facilita para clientes e profissionais.

Dar uma olhada nas revistas é legal, para acompanhar a moda dos penteados. Assim você saberá o que está sendo usado. Atualmente, os cabelos presos - pode ser “rabo de cavalo”, com uma mecha encobrindo o elástico - estão no auge e temos a opção de uma franja reta ou desfiada lateral. O risco do cabelo
em zig-zag, por exemplo, confere um toque especial e moderno.

Não esqueça de escolher o penteado que combine com seu formato de rosto, estilo e gosto pessoal. Não há nada pior, em ocasiões festivas importantes, do que se sentir deslocada ou desconfortável com vestimenta e penteado. Mesmo que todos adorem e elogiem, se você mesma não se sentir à vontade e realmente bela, o efeito será desastroso. Por isso, ouça o profissional, mas siga sua intuição e acredite no que o espelho lhe mostrar. E se a ocasião precisa ser inesquecível, é prudente antecipar os cuidados. Experimente o penteado antes, assim como a maquiagem. Isso lhe trará segurança para decidir com calma o que deve ser corrigido.

Seja você mesma, não queira reproduzir aquela artista de televisão ou estrela de cinema. Você é única, não uma cópia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário