logo

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mudar pra emagrecer

Quem pensa que vou sugerir ir para um SPA ou para um CRCA(Centro de Reabilitação de Comilões Anônimos) está enganado. A proposta é que, para eliminar os quilos a mais dos nossos filhos e nossos, temos que fazer mudanças na rotina da casa.

Confesso que não é fácil.

Primeiro ir ao mercado com uma lista de compras e segui-la à risca: isso será bom para a família perder peso, e para o bolso também, pois gastaremos de forma mais equilibrada, sem os extras desnecessários que acabam entrando no nosso carrinho de compras...

Fazer um cardápio para a semana, verificando o gosto de todos da família: às vezes pode ser um trabalho de equilibrista quando são muitos em casa, mas vale à pena, isso resultará em perda de quilos e melhora na ingestão de alimentos, e, por conseguinte, aumento da qualidade de vida de todos.

Convencer a empregada de que legumes, verduras, pouco óleo e pouco sal fazem bem a saúde é outra tarefa árdua que requer paciência e determinação, ainda mais se a pessoa já estiver algum tempo a mais convivendo com as comidas gordurosas e mais fáceis de fazer. Logo, ela vai perceber que confeccionar comidas leves é bem mais fácil e toma menos tempo e bem menos elaboração, e aí com certeza vai gostar das mudanças.Sendo que não se pode esquecer de que a comida precisa estar bem apresentada, pratos simples e bonitos.

Uma boa nutricionista poderá ser de grande ajuda para elaborar uma dieta saudável e pessoal, adaptada a cada membro da família, porém podendo servir a todos nas grandes refeições.

Na hora da mudança é preciso mudar também o modo como se come. JAMAIS na frente da TV ou computador, ou fazendo uma leitura, quando comemos sem ver, sem prestar atenção, acabamos comendo sem critérios e sem limites e aí podemos cair nos excessos.
Uma reeducação desta se completa com mudança nos hábitos de higiene, cuidar do corpo dentro de um limite razoável, como fazer exercícios físicos leves, caminhadas, hidratação da pele , beber bastante líquido. Tudo isso ajuda, não só a emagrecer como também ao melhor funcionamento do corpo.

Corpo são e mente sã, um lema conhecido, que, se bem aplicado, dá ótimos resultados para todos e se consegue uma família mais alegre e de bem com a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário