logo

sábado, 5 de setembro de 2009

Colégio de São Bento - O melhor do país

Pelo que conheço do Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, posso dizer que ainda é o melhor do país. As razões para isso podem não estar bem definidas, mas poderemos chegar perto se formos observar detalhes.
Autora: Liana Clara Oliveira


Primeiro é um colégio que, sendo tradicionalista, está sempre atualizado com o que há de mais moderno para facilitar o ensino e o aprendizado.

Depois, eles têm um projeto pedagógico muito interessante que vale a pena ler o que nos dizem:

"Tem como alicerce a Regra de São Bento. São cinco princípios que dela emergem diretamente e que inspiram toda a ação pedagógica: Reciprocidade, Esperança, Perfectibilidade e Responsabilidade, todos eles sob a égide do princípio do Zelo Bom que incita-nos a ajudar-nos mutuamente, coração aberto, procurando o que é melhor para todos e não para si mesmos."

Outro fator importante é que lá se tenta praticar o que se propõe no papel. Também contam com professores com uma formação acadêmica qualificada, e têm uma preocupação constante para que o aluno receba formação a todo o momento. O grau de exigência é alto, bom para o futuro dos nossos filhos que serão exigidos e muito nas empresas onde irão trabalhar.

Não estou fazendo propaganda do colégio, nem tenho nenhum interesse em fazer, apenas estou sendo justa, admitindo apenas a qualidade do ensino e aproveitando para perguntar o porquê de só termos um colégio assim em todo este país continental?
Porque não podemos copiar este modelo em outros colégios? Será que falta coragem aos nossos educadores e pedagogos?
Será porque a meta de muitos colégios é aprovar sempre, para não decepcionar pais e, por conseguinte perder alunos? Acho que já esta na hora de se reavaliar os conceitos e ver por onde andam os erros.

Eu só tenho o que agradecer ao colégio São Bento. Ajudou-me muito na formação total de meus filhos homens, nunca precisei gastar nada extra com os meninos no colégio: eles tinham inglês, francês, informática, natação, esportes, além das matérias normais de cada série. Em período integral. Contavam também com as refeições que faziam na escola, outro aprendizado que foi muito útil, complementando os costumes de casa. E a formação humana e espiritual deu um quê a mais na totalidade de seus alunos.

O fato de ser um colégio só para meninos, pode a princípio parecer discriminação, mas esta longe de ser. Penso que ele consegue este bom desempenho justamente por entender bem o lado masculino e dar tudo de si para formar homens de valores. Talvez não fosse tão bom se tivesse os dois sexos e não conseguisse entender tão bem o lado feminino. Não sei, e acho que não vamos saber isso tão cedo, visto que não há previsão de torná-lo misto. Bem que eu teria gostado, pois também tenho meninas. Mas respeito às regras de colégio.

Vale à pena visitar o site do Colégio São Bento e ver quanta coisa boa eles oferecem.

No colégio estudaram nomes conhecidos como: Noel Rosa, Pixinguinha, Villa-Lobos e Lamartine Babo, Jô Soares, mas o mais importante pra mim foi meus filhos estudarem lá e hoje estar com três formados em excelentes universidades e um cursando também uma ótima universidade.
Valeu muito o nível de exigências feitas pelo colégio. Quem dera poder dizer o mesmo dos colégios onde minhas filhas estudam.


O lema de São Bento (o santo) podia ser resumido pelo “ora et labora” – ora e trabalha. E o colégio é completo neste aspecto também.

6 comentários:

Maria Teresa Serman disse...

O Colégio de S.Bento foi decisivo na vida de meus filhos também. O seu alto nível não se limitava à esfera informativa, de conteúdos programáticos, mas expandia culturalmente o saber de seus alunos, além de, principalmente, transmitir-lhes a doutrina católica, embasada em profunda e prático exercício de virtudes. Os saudosos D.Lourenço, D.Samaritana, Prof. Cunha, D.Amélia foram responsáveis pela qualidade inigualável desse gigante do ensino. Queira Deus que continue assim!

Liana Clara disse...

Muito bem lembrados!! Não podemos deixar de fazer justiça a estes educadores maravilhosos que dedicaram tantos anos de suas vidas ao magistério e ao colégio São Bento.

Stella disse...

Vi algumas pesquisas que mostravam que meninos e meninas rendem melhor nos estudos em turmas divididas por gênero. São Bento estava na vanguarda e não sabíamos...

Liana Clara disse...

Pois é Stella, vivendo e aprendendo. Acho que dá certo sim. Aqui em casa os meninos se deram muito bem com seus estudos no São Bento.

Anônimo disse...

Pena que nem todo mundo pode ter direito a um colégio desse porte.

Anônimo disse...

Sou aluno de la e 20% dos alunos tem bolsa.Concluo com isso, que quem realmente quer, consegue ser aluno do Colegio de São Bento

Postar um comentário