logo

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 26)

Iniciando o período de férias, a Dra Mannoun avisa que só voltará a responder no final de Janeiro. Portanto este tópico estará suspenso até seu retorno. Boas férias querida amiga!
As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.


Como educar um adolescente
1 – A. D. M. diz: Gostaria de saber como educar uma adolescente rebelde de 13 anos que a todo o momento ameaça que vai embora de casa. Só temos ela de filha e estamos quase nos separando porque temos brigado muito por causa das diferenças que temos de idéias de educar esta menina. Ela é mediana na escola, mas acha que pode fazer tudo que as amigas fazem. E isso preocupa muito, não sei mais o que hoje é certo e aceitável.

RESP: Olá, A.D.M. Uma das atitudes de certos Adolescentes, especialmente os únicos filhos e/ou os muito mimados é esta a que se refere sua pergunta. Se constantemente sua filha faz ameaças como diz, procure assentar-se com ela e , com bastante serenidade , pergunte para onde deseja ir, quem a receberá, como vai viver o dia a dia, como se manterá, ( escola, condução, alimentação, lazer, etc.) e quando pensa ou pretende sair.Não conteste mas ajude-a a fazer uma reflexão, sem alterar seu tom de voz. Procure falar e ouvir e diga que não aceita mais estas coisas que ela insiste em repetir, seja carinhosa e firme! Não permita “pingue-pongue" - ela fala, a mãe rebate, ela fala e quererá dizer a última palavra - não é bom tudo isto!
Por outro lado, quanto mais os pais discutirem, mais ela insistirá porque deseja estar em evidência e sempre ser o centro das atenções. Não faz sentido que por estes motivos, haja uma separação do casal! Antes que ela existisse, vocês como marido e mulher já formavam um lar e um filho jamais deve ser um motivo de brigas e de separação! Ao contrário! “Combine com seu marido como agirão os dois, com a mesma atitude, procurem sair juntos, distrair-se, namorar, e” esqueçam " um pouco a filha...
O certo e aceitável não mudou - Valores não caem de moda - por favor, pensem nisto e amem-se muito para amar muito sua filha! Especialmente não de deixem de pedir a Deus que os conduza a um entendimento!
Fico às suas ordens, e um abraço, Mannoun

Gravidez na adolescência
2 – A. diz: Dra minha filha esta grávida, soube ontem. Tem 16 anos, uma criança! O que devemos fazer para ajudá-la? O moleque nem aparece mais, não quer assumir e quer que ela faça um aborto. Eu não sei bem o que acho, estou atordoada. Por essa não esperava. Meu marido esta sem fala, em choque. Somos classe média e somos muito conhecidos, o que os amigos dirão, nos assusta. Conto com sua ajuda. M.

RESP: Minha senhora, antes de mais, não se preocupe com o " que irão pensar ou dizer os amigos" . Se forem amigos, saberão compreender a ajudar. Em hipótese alguma concorde com o aborto que é um assassinato premeditado - é e será sempre um crime!!!
Não é o momento de brigar ou maltratar, nem de desentendimentos ou de se culparem- há duas vidas em jogo. Cuidem de sua filha. Levem a um bom obstetra e mesmo que o rapaz quisesse casar-se, não é este o momento.
Cuidem da filha e do bebê. Sejam carinhosos e amigos. A maternidade não fará dela uma mulher feita - ouçam, procurem compreender – o que não é bater palmas ou aprovar o que acontece, mas agir como adultos, serenos, em paz, com calma e paciência. Depois de passada a “tempestade" , conversem com ela. Acolham. Abracem. Dêem colo. Se o namorado sumiu ou se aparecer, tratem educadamente como é sua conduta habitual e procurem ouvi-lo também.
Aguardem, dêem tempo ao tempo, proporcionando toda assistência a filha e ao bebê. Estamos às vésperas do Natal. Pensem em como acolheriam a Virgem Maria e O Menino.... Vocês Os têm em casa !
Fico às ordens e meu abraço amigo, Mannoun

Falar com jovens sobre drogas
3 - A. diz: Como um professor deve abordar o assunto drogas com seus alunos adolescentes, classe média alta. A senhora teria algum livro para sugerir sobre o assunto?Obrigado pela atenção G.

RESP: Olá G. bom dia! Que bom saber que se preocupa com seus alunos e em proporcionar-lhes uma boa formação!
Creio que mais do que falar nas drogas, vale a pena procurar realmente dar uma boa “formação” mostrando a eles o que é SER PESSOA, refletindo - e ensinando a refletir - sobre quem é o ser humano, dotado de RAZÃO: - Inteligência para conhecer e saber e Vontade , para escolher e decidir.
Não sei qual a sua área de atuação, mas seja qual for, o caminho que vejo é este. Falta muito aos Adolescentes estes pontos de reflexão. A VONTADE anda enfraquecida- as pessoas até sabem, conhecem os males das drogas e de uma sexualidade animalizada, mas não têm força de vontade para recuar, para não dar o primeiro gole, ou a primeira tragada, para resistir e dizer NÃO... Isto porque desconhecem, ignoram seu potencial, deixam-se levar como indefesos por não saber argumentar, por desconhecer o que é o SER HUMANO, a Pessoa.
Se percorrer algumas livrarias, especialmente as cristãs - católicas e evangélicas, vai encontrar muito material bom e ilustrativo. Dentro das sugestões que fiz, procure ( talvez num " sebo " ) Vida Sexual dos Solteiros e Casados, de João Mohana. Nas suas páginas há boas explicações sobre o ser humano, aplicáveis também às drogas.
Parabéns e boa sorte! Fico às suas ordens, Mannoun

domingo, 20 de dezembro de 2009

Bacalhau para uma Ceia Diet

Bacalhau em camadas cozido em seu proprio vapor

receita
1kg de bacalhau demolhado e em lascas grandes
1 kg e meio de batatas cruas cortadas em rodelas cruas
3 cebolas cortadas em rodelas finas
2 de pimentões verde cortado em tirinhas
1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
200 g. de azeitonas verdes sem caroços
6 ovos cozidos cortados em rodelas
cheiro verde bem picadinho
6 tomates em rodelas ou molho de tomate em caixinha
azeite de oliva, sal, pimenta à gosto.
Preparo:
Numa panela de vidro ou cerâmica(pois ela vai do fogo à mesa), regar o fundo com azeite e colocar camadas de batatas, bacalhau, cebolas, pimentões, ovos, azeitonas, cheiro verde.
Salpicar com sal, pimenta e azeite.repetir a sequência até terminar os ingredientes, deixando sempre um pouquinho de bacalhau, ovos, azeitonas e tomates para enfeitar por cima.regar com azeite, tampar bem a panela e cozinhar em fogo médio. Qdo a batata estiver cozida, o bacalhau está pronto. servir com arroz branco.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Um lanche com os jovens

Quando saímos com as crianças pensamos logo em Mc Donalds para agradá-los, na hora de fazer um lanchinho.Já os jovens estão mais exigentes e querem coisas mais naturais, feitos com capricho e bom gosto.

Nossos filhos jovens estão se reeducando e hoje até nos ensinam muitas coisas a respeito de alimentação. Mesmo gostando de fast food, optam mais por comidas ou lanches com produtos frescos, sem agrotóxicos, mais naturais e estão aos pouco abandonando o consumo de refrigerantes. Teremos uma geração mais saudável se colaborarmos com isso, na hora de fazer os lanches na rua.

Eu sugiro, pra quem mora no Rio, o LEBRONX - restaurante onde o forte são os sanduíches e os mais de 50 tipos de sucos - na esquina de Ataulfo de Paiva e Almirante Guilhem no Leblon ,Rio de Janeiro – um bom lugar para levar nossos adolescentes. Sem contar que têm um café da manhã de dar água na boca!

É uma boa idéia, uma saída pra um bate papo, para colocar os assuntos com os maiores, em dia, sair para um lanche e dar uma dentro, convidando para um lugar assim, com opções bem naturais do jeitinho que eles gostam. Ponto para nós!

Cada um pode procurar na sua cidade, um lugar do gênero, com sucos e sanduíches diversos, para fazer uma boa média com o filho ou filha jovem. E conseguir colocar em dia aquela conversa que tanto adiou por falta de tempo, ou até para dar um insentivo aquele que passou direto em todas as matérias e já esta curtindo suas férias.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Como ter um feliz Natal


O Natal apesar de não ser a principal festa do calendário cristão, (é a Páscoa), é sem dúvida a principal festa de família em todos os países de tradição cristã, ou seja, em todo o mundo ocidental.

Uma reunião de família, familias felizes, pais e filhos em harmonia. Esta é a imagem que temos do Natal, no entanto infelizmente nem sempre é assim.

Muitas famílias tem as histórias de brigas homéricas, daquelas em que a Tia Maricota não fala mais com a Tia Josefina e quase que invariavelmente ocorreram no almoço de Natal. Em muitas famílias estes conflitos ocorreram não só no Natal, mas por causa da má compreensão do que significa o Natal.

Lembro um caso especialmente curioso contado por um amigo. Dizia que foi no dia de Natal almoçar na casa de um tio, tio este a quem seu pai evitava, e no almoço só havia feijão com arroz. Não que o tio fosse pobre, não era. Fez por despeito, para humilhar o pai deste meu amigo. Ele conta que o pai não passou recibo, cada vez que o tio perguntava se estava bom, dizia que estava delicioso. O leitor deve estar agora comovido, pensando, que homem capaz de perdoar; guarde suas lágrimas meu amigo pois não era nada disso. Chegou o Natal do ano seguinte e o pai do meu amigo fez questão de convidar aquele tio para almoçar. Preparou o feijão mais aguado que conseguiu, fez o arroz mais sem sal e serviu ao seu irmão (o tio de meu amigo).
Um dia de paz, transformado por muitos em dia de guerra e de vingança.

Como evitar que isto aconteça?
Algumas dicas extraídas da observação:
Para as crianças evitar grandes expectativas. Ensinar que os presentes de Natal são algo para comemorar o nascimento do menino Jesus. Minha avó costumava dar presentes muito bons no aniversário e coisas muito simples no Natal. Uma forma simpática de tirar o peso do consumismo desta festa. Expectativa sim de ver o papai Noel, de jogos divertidos (já falo sobre isto).

Para os adultos cuidado com o álcool e as provocações. Muita bebida faz com que se diga aquilo que não se diria sóbrio. A bebida desinibe e faz com que verdades que nunca deveriam ser ditas sejam expostas com crueza. Moderação no vinho, na cerveja, no champanhe! E não cair em provocações: se você está acima do peso e sua prima vem visitá-la e diz: -nossa você está grávida? Sorria, conte até 10, faça uma piada sem ironia e tire o peso da provocação. Se seu cunhado diz ao ver que você ganhou uma televisão de presente: beleza agora vão ter uma TV melhor e aí vem menos filhos. Sorria, finja que não escutou, etc. Brigas no dia de Natal costumam levar anos para cicatrizar, não deixe isto acontecer.

Noite Feliz, noite de paz
Seria muito chato também uma noite de Natal em que cada um ficasse em seu canto, vendo seus sites na Internet, jogando videogame, vendo televisão. Procure congregar a família. Um que toca violão aprenda umas músicas natalinas, contar histórias da família, concurso de crônicas literárias, jogar bolinha de gude, etc. Todas as coisas feitas em família neste dia serão muito bem vindas e deixarão nos filhos uma imagem do Natal que guardarão por toda a vida.

Feliz Natal para você!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Vantagens e desvantagens da mãe que trabalha fora

Texto: Maria Teresa Serman

O assunto ainda é polêmico, pois, mesmo com as conquistas feministas, há quem escolha se dedicar ao lar e aos filhos unicamente. Há riscos nas duas opções: se a mulher permanece em casa, sua ascensão profissional fica ameaçada, caso decida retomar a carreira mais tarde, quando os filhos já estiverem mais autônomos. Por outro lado, sua escolha por continuar no mercado de trabalho pode prejudicar sua atuação como mãe, missão que demanda muito do seu tempo e energia. O dilema persiste, deixando as mulheres, em sua absoluta maioria, culpadas e divididas. Que fazer?

Experimentei os dois lados, e creio, firmemente, que a minha vida tem sido mais produtiva e feliz assim. Cuidei dos meus filhos em tempo integral enquanto os quatro maiores eram pequenos, e só voltei a trabalhar fora regularmente quando a caçula estava com sete meses, pressionada por necessidade econômica. Apesar do sufoco que foi então, meus filhos e meu marido me ajudavam bastante e as tarefas eram o mais possível distribuídas. Até passei em um concurso público quando a pequena tinha três meses.

Dizem que o importante é a qualidade do tempo que dedicamos aos filhos, mais do que a quantidade. Não penso desse modo; para mim, e pelo que sempre observei como professora, quantidade também significa qualidade. Educar exige tempo gasto com as crianças e adolescentes. Com isso não quero dizer que necessariamente aquelas mães que ficam em casa obtém melhores resultados, porque algumas se ocupam mais de si mesmas do que dos filhos. Acima de tudo o fundamental é generosidade.

O resultado aqui em casa comprova minha decisão. Alegro-me em verificar que nossos filhos sentiram ( e sentem) que a família sempre vem em primeiro lugar. "Onde está o teu tesouro, aí está o teu coração", versículo do evangelho em que gosto bastante de meditar, é um guia precioso para todos, mulheres e homens, mães e pais, trabalhem fora ou não. A missão divina dos pais - Deus nos deu o dom da vida para que o usemos com responsabilidade desde o seu primeiro segundo, desde a formação da primeira célula - não cessa nunca.

É preciso deixar claro que o trabalho da mulher como esposa e mãe é profissional. A família é a mais exigente empresa que se conhece, e requer, para seu bom funcionamento, mestrado e doutorado em várias áreas. O tempo despendido em amamentar, cuidar, alimentar, levar e apanhar, supervisionar; enfim, o pacote todo, deveria constar do currículo e contar para aposentadoria.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Pais, filhos, Internet e o ano de 2009

Do blog: Filhos e Internet




O Ano de 2009 vai chegado ao fim e também a primeira década de existência da Netfiltervai se completando. É importante um balanço de como evoluiu desde o ano 2000 até o final da década a questão da atenção que os pais tem com o modo como seus filhos são afetados pelo mundo digital.
Um dos temas mais falados em termos de educação nos últimos anos é a importância de que os pais, o pai e a mãe, estejam atentos aos efeitos que os divertimentos eletrônicos provocam em seus meninos e meninas. Repetidamente tem sido mostrado que a Internet sendo uma espetacular ferramenta de pesquisa e conhecimento tem como principal risco a exposição de jovens e crianças, e porque não de adultos, a pornografia, às drogas e ao estímulo da violência.
Infelizmente, apesar dos notáveis avanços que vimos, ainda é muito pequena a fração dos pais que está realmente atento ao assunto e aprendeu a educar para o mundo virtual. Cerca de 95% dos PCs utilizados por crianças e adolescentes ainda não tem filtro de conteúdo. Mais da metade das crianças até 14 anos já enviou fotos pelo menos sensuais pela internet. Há ainda casos muito chocantes propiciados pelo uso errado da tecnologia. Muitas mães e pais ainda pensam que os riscos do mau uso da Internet é uma lenda.
O que esperar do futuro?
É importante insistir. Na Netfilter estamos consciêntes que algo temos feito. Nos últimos 4 anos demos cerca de 190 palestras para mais de 7000 pessoas. Falamos inúmeras vezes no rádio, na televisão e em revistas. E continuaremos no mesmo caminho.
Mas, aproveitamos este post para fazer uma sugestão de reflexão: você está satisfeita ou satisfeito com a forma como seus filhos lidam com a Internet? Não haveria espaço para você melhorar isto em sua casa? Não haveria espaço no colégio do seu filho ou da sua filha?
Desejamos um excelente 2010 e em nosso site todas as suas sugestões e dúvidas são bem vindas.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Filmes para toda a família – parte 5 - Filmes para o Natal - 1

Continuando nossa série de artigos sobre cinema para a família.

Texto de: Rafael Carneiro Rocha

O Natal é uma época de cores novas e luzes divertidas nas ruas e nas casas. A novidade da decoração evoca a própria novidade do sagrado, o nascimento de Cristo. Nesse sentido, a riqueza visual natalina sempre instigou a imaginação dos realizadores cinematográficos.

Talvez, a novela natalina mais conhecida seja o Conto de Natal, de Charles Dickens. O livro sobre o velho sovina Scrooge, que recebe as visitas dos três fantasmas que representam o Natal passado, presente e futuro, já foi adaptado diversas vezes para o cinema. A versão mais moderna, Os fantasmas de Scrooge (2009), estrelada por Jim Carrey e dirigida por Robert Zemeckis, está em cartaz atualmente nos cinemas. Vale a pena, principalmente se for assistida numa sala 3D.

O meu filme favorito sobre o Natal é um faroeste ambientado no deserto. Chama-se O céu mandou alguém (1948). Dirigido por John Ford, essa obra tem as mais ricas alegorias sobre o Natal que eu já vi num filme. John Wayne interpreta o líder de um trio de bandidos. É Natal e eles são foragidos da justiça. No deserto, quase mortos de sede, encontram uma verdadeira fonte de vida, um bebê cuja mãe acabara de morrer. Eles decidem cuidar da criança e essa novidade natalina será a fonte de redenção dos personagens.

Porém, mesmo um cineasta sombrio, mas bastante imaginativo como Tim Burton já se utilizou do imaginário natalino em bons filmes como Batman – O retorno (1992) e O estranho mundo de Jack (1993). Há ainda a fantasia de terror Gremlins (1984), ambientada numa cidadezinha americana à véspera do Natal. Nessa inteligente fábula sobre o livre arbítrio, o mocinho ganha um amável e exótico bichinho de estimação, mas não consegue cumprir as três regras básicas: não expor o “mogway” à luz, nunca molhá-lo e não alimentá-lo depois da meia noite. Gremlins tem cenas de violência recomendadas apenas para adolescentes e adultos. Mas eu diria que é um imperdível filme natalino, até mesmo por ser inusitadamente um filme favorável ao lar e à família. A cena da dona de casa americana que se aproveita de utensílios domésticos para matar os monstros intrusos é divertidíssima. Os jovens vão gostar.

Além de filmes de terror e até mesmo faroestes, a época de Natal também se torna um motivo dramatúrgico para comédias românticas e pastelões. Gosto bastante do filme A loja da esquina (1940), dirigido por Ernst Lubitsch. Em Praga, Margaret Sullavan e James Stewart são dois funcionários de uma loja que não se suportam. Porém, anonimamente eles trocam correspondências amorosas. Mas se a idéia de programa para a família for uma comédia natalina mais escrachada e moderna, eu recomendo Um duende em Nova York (2003), dirigida por Jon Favreau. É um filme muito engraçado.

Na semana que vem, continuaremos com mais dicas. Recomendarei alguns filmes natalinos que se aproveitam do tema para construir boas alegorias sobre a família.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 25)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Mudanças constantes de escola


1 - A. diz: Doutora eu tenho 17 anos e não me dou muito bem na escola.ja mudei de colégio umas 5 vezes pelo menos, e agora eu vou entrar no ultimo ano do colégio e os meus pais querem me mudar mais uma vez de colégio (por motivos financeiros e educacionais). Mas como é o ultimo ano eu não gostaria de sair porque acho que vai me prejudicar ainda mais.o que eu devo fazer?

RESP: Boa tarde, A, você está em qual dos últimos anos - do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio? Todas estas vezes que trocou de Colégio até hoje, foi por sua vontade ou por outras razões? Seu comentário é de que não está bem no Colégio e os motivos que você relata são muito importantes para você e para seus pais, mas se vai mal nos estudos, o que acontece? Falta de atenção, poucas horas de estudo, pouca dedicação ou você sente dificuldade de aprender, de guardar o que aprendeu?
As questões finaceiras hoje - aliás como sempre aconteceu - pesam muito para as famílias, e se também há razões de ordem educacional para mudança de Colégio, quem sabe você e seus pais conversariam para chegar a um acordo? As mudanças pode ser positivas ou não.
Como não tenho maiores detalhes, deixo esta ideia de uma conversa entre vocês mas pode voltar a falar comigo e responder às perguntas que fiz e mais estas : Aos 17 anos, tem amigas? Sai com elas? Como é que se distrai ? Pratica esportes?
Volte a falar comigo,gostaria muito de ajudá-la ! Um abraço da Mannoun

domingo, 13 de dezembro de 2009

Lí por aí (4) - Bebês no mundo

Neste tópico colocaremos variedades interessantes que encontramos nas buscas pela internet.Coisas que de alguma forma possam acrescentar algo as famílias.

Encontrei no Muito Maneiro, um BLOG amigo este filme, mostrando as diferenças nos cuidados com as crianças em países bem diferentes:

Este documentário segue quatro bebês (Japão, Mongólia, EUA e Namíbia) desde o nascimento até os primeiros passos. Lançamento previsto para: 16 de abril de 2010.

Podemos, logo de cara, notar as diferenças gritantes.


sábado, 12 de dezembro de 2009

O Valor do Natal

De: Alicia ABZ, no site Encuentra.com

Como já terminou o ano escolar, as crianças pedem um prêmio porque entregaram os boletins escolares e se qualificaram para a próxima série. Normalmente meu filho pede que eu lhe compre brinquedos ou coisas que o atraem, e normalmente eu não compro, não só porque às vezes excede o preço que posso pagar, mas também porque o deixo como um desafio para o filho de que se ele realiza isso bem, então ganhará um prêmio.

Em um destes dias de muito calor eu ia de carro com meu filho quando passamos em frente a uma sorveteria, e ele me pediu que lhe comprasse um sorvete porque terminaram as aulas. Um sorvete é o presente mais barato que alguém pode dar ao filho, e não necessita que se espere o fim das aulas para dá-lo. Porém me chamou a atenção a expressão de alegria no meu filho só porque eu aceitei a proposta.

Depois de eu lhe comprar o sorvete, ele me agradeceu e disse em voz alta: "Que férias legais vou ter dessa vez!". Surpreendi-me com o que um simples sorvete podia fazer. E então pensei nos valores que inculcamos em nossos filhos para cada Natal.

Será que nossos filhos gostam dos detalhes do Natal, preparar o presépio, por os enfeites, preparar o pasto para as ovelhas, fazer juntos em família o presépio, preparar a estrela de Belém com papéis brilhantes. Ou será que vamos a uma loja, compramos o presépio e mandamos a empregada colocar em um canto da casa, ou talvez o montemos sem grande interesse.


Penso que se mostramos a nossos filhos o valor do Natal através desses pequenos detalhes, valorizamos a reunião familiar. Mas se o Natal só serve para aplacar os pedidos de presentes das crianças, por mais brinquedos sofisticados que lhes compremos, estes não servirão para passar-lhes o verdadeiro espírito natalino.

Ao invés de mostrarmos superficialidades aos pequenos, e também aos adultos que convivem conosco, vamos mostrar que o Natal é para se passar com o amor familiar: é perdoar, é alegria, é ter paz interior, é esperança de que o amanhã será melhor porque existe Jesus, porque realmente a mais de 2000 anos um pequeno menino nascido de uma virgem, casada com um carpinteiro chamado José, nasceu para nos salvar, para nos dar a oportunidade de sermos bons, de fazer as coisas bem, de sermos honestos, de sermos respeitosos e obedientes com nossos pais, de sermos carinhosos e agradáveis com os demais, de entregar um sorriso às pessoas que convivem conosco.

Isso e muitas coisas mais podemos ensinar como sendo o valor de um Natal.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Sugestão de última hora para Ceia de Natal

Pra quem até agora esta sem saber o que fazer ou que prato levar para onde vai passar sua noite de Natal, aí vão algumas sugestões.

A ceia de natal envolve muitas tradições familiares. Algumas famílias têm suas próprias receitas “secretas” para a ceia de natal, outras comem apenas os pratos natalinos tradicionais, como peru ou chester.

Cada país tem em sua ceia de natal algumas peculiaridades. A ceia de natal brasileira incorporou várias receitas locais como a rabanada e o bolinho de bacalhau, que chegou ao país com a colonização portuguesa.

Vejamos então algumas sugestões para a noite de Natal:
Receita de Chester de Natal com farofa tropical
Ingredientes:
• 1 chester de 5 kg
• 750 ml de vinho branco seco
• 1/2 xícara de chá de conhaque
• 10 dentes de alho
• 1 colher de sopa de pimenta moída na hora
• sal a gosto
Lave bem o chester e retire os miúdos. Coloque-o em um recipiente alto e acrescente o vinho, o conhaque, o alho e a pimenta. Deixe por pelo menos 12 horas nessa mistura. Retire o chester da marinada de vinho, reservando-a para regar depois. Em uma fôrma, coloque o chester e cubra com papel alumínio. Leve ao forno 200ºC por 3 a 4 horas, regando com a marinada de 30 em 30 minutos . No final da ultima hora, retire o papel alumínio para que o chester fique corado.

Farofa tropical:

• 1 manga madura e firme, picada em cubos médios
• 1/2 abacaxi maduro, cortado em cubos médios
• 1 maracujá (só as sementes)
• 1 cebola picadinha
• 2 xícaras de chá de farinha de mandioca torrada
• 2 colheres de sopa de salsinha picada
• 2 colheres de sopa de manteiga
Em uma panela média, acrescente a manteiga e deixe aquecer. Coloque a cebola picadinha e deixe murchar. Acrescente as frutas, o sal e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar bem antes de colocar a farofa de mandioca . Por último, acrescente a salsinha picada.

Receita de Bacalhau de Natal
Ingredientes:
• 2 dentes de alho
• 50 g de amêndoas
• 2 cebolas
• 600 g de bacalhau
• louro
• salsa
• 8 colheres de sopa de maionese
• 3 ovos
• 125 g de purê de batatas
• 1 pimentão
• 1/2 copo de azeite
• 1 e 1/2 copo de leite
Depois de tirar o excesso de sal, coloque o bacalhau no leite. Corte as cebolas em meias luas finas e o alho e o pimentão em tiras. Refogue em metade do azeite e junte o louro e a salsa. Cozinhe o bacalhau no restante do azeite, junte o refogado e leve ao forno para acabar de cozinhar. Depois de cozinhar, coloque num pirex, decore com o purê de batata e salpique com ovo cozido picado e as amêndoas peladas laminadas. Cubra com maionese e leve ao forno para corar. Quando servir, decore a gosto com azeitonas, salsa ou rodelas de ovo cozido.
Receita de Torta Noite Feliz
Ingredientes:
• 3 colheres de sopa de açúcar
• 5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
• amêndoas
• chantilly
• 200 g de chocolate meio amargo
• 100 g de chocolate branco
• raspas chocolate branco
• 4 claras em neve
• 2 e 1/2 colheres de farinha de trigo
• 1 pacote de gelatina
• 1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor
• 1 copo de leite de coco
• 150 g de margarina
• nata
Coloque numa tigela funda a margarina e o açúcar e vá acrescentando aos poucos a farinha e as amêndoas moídas, misturando com as pontas dos dedos até obter uma massa macia e uniforme. Forre o fundo e laterais de uma forma redonda média de aro removível com esta massa e asse em forno médio, pré-aquecido por cerca de 25 minutos. Enquanto isso, prepare o creme de chocolate: dissolva a gelatina em 2 colheres de sopa de água fria e reserve. Misture o chocolate meio amargo picado com a nata e leve ao banho-maria até obter um creme liso e brilhante. Acrescente a gelatina reservada e misture bem, para que ela derreta no calor da mistura. Despeje esse creme sobre a torta já assada e leve à geladeira durante 1 hora. Prepare o creme de coco: dissolva a gelatina em 1/2 colher de chá de água e deixe descansar por alguns minutos. Aqueça o leite de coco e acrescente em seguida a gelatina, misturando até que ela derreta completamente. Bata as claras em neve e sem parar de bater junte o açúcar. Misture delicadamente as claras batidas à mistura de leite de coco e gelatina e monte uma segunda camada sobre o creme de chocolate. Derreta em banha-maria o chocolate branco juntamente com a nata até formar um creme liso. Espere esfriar e despeje sobre a torta, alisando com uma espátula. Decore com as raspas de chocolate e mantenha na geladeira, desenformando somente na hora de servir.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

SÍMBOLOS DO NATAL – histórinhas para contar as crianças

O Natal é a festa mais linda da humanidade. Onde todos comemoram a vida. Deus se fez Homem e nasceu numa simples manjedoura.

Desde o início dos séculos os homens comemoram esta data e cada um a seu modo. Assim vão se criando as tradições de cada país ou de gerações.

Vejamos os símbolos natalinos e quando foram criados:


O Presépio – O primeiro foi Criado por São Francisco de Assis, no século XIII, em 1223. Com o objetivo de ensinar as crianças o nascimento do menino Jesus.




As canções natalinas - datam do século IV e são cantadas até hoje na véspera de Natal. Como por exemplo: Noite Feliz, Sino de Belém, O Tannenbaum.



Estrela de Belém - Simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente.


A árvore natalina - É simbolizada por um pinheiro enfeitado de luzes e de bolinhas coloridas, e para os cristãos reúne dois símbolos religiosos: a luz e a vida.




Guirlanda - Em muitos países, durante o advento, se faz com ramos de pinheiro uma coroa ou guirlanda com quatro velas para esperar a chegada do menino Jesus. Estas velas simbolizam as grandes etapas da salvação em Cristo.


A Vela - Na chama da vela estão presentes todas as forças da natureza, ela acesa é símbolo de individuação e de nossos anos vividos. Tantas velas, tantos anos. Para o cristão, as velas simbolizam a fé, o amor e a vida.



Os sinos - Simbolizam o respeito ao chamado divino e representa o ponto de comunicação entre o céu e a terra.


Bonecos de neve - Nos países frios as crianças se acostumaram a sair na noite de natal para criar seu próprio homem de neve .





Cartões de Natal - A confecção do primeiro cartão, costuma ser atribuída ao britânico Henry Cole que, em 1843, encomendou a uma gráfica um cartão com a mensagem: "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" porque não tinha tempo para escrever pessoalmente a cada um de seus amigos.

Papai Noel - Personagem destacado no natal . São Nicolau, chamado santa Klaus, bispo de Myra, na Licia antiga (atual Turquia). Durante o século IV, este homem de fé marcante foi transformado legendariamente neste Papai universal que oferece às crianças: brinquedos, presentes e carinhos.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O que dar de presente no Natal?

Texto de Maria Teresa Serman

Eis que chega o Natal, o nascimento do Menino Deus que vem nos salvar, neste tempo, hoje e sempre, do consumismo e da superficialidade que aprisionam nossas mentes e corações. A alegria dessa data precisa reassumir seu aspecto mais profundo. O verdadeiro sentimento do Natal é o da doação de Deus que se fez homem, aceitando nascer em um manjedoura, pois "não havia lugar para eles" ( a família de Nazaré ) em lugar adequado. Onde está sua manjedoura nestes tempos desassossegados? Nos shoppings, nos bares, nos spas? Ou em nossas almas, agradecidas e atentas ao seu ato de amor?

E quantos atos de amor vamos renovar ou inventar neste Natal de 2009?

Posso, como qualquer de nós, listar presentes de todos os tipos e preços - CD'S ( será que alguém ainda aguenta ganhar um, que geralmente é o oposto de sua preferência?) ; batons ou brilhos ( há de variadíssimas cores e para cada especificidade feminina) ; cangas ou rasteirinhas ( uma viagem!); produtos para cabelo e pele ( respeitando o poder aquisitivo de cada um) ; brinquedos que enlouquecem crianças e pais, (por motivos opostos, é claro!) ; novidades eletrônicas e componentes de informática; livros muito bons ( como exemplos: " A doçura do mundo", "Sobrevivi para contar", "Cinco pães e dois peixes", "Testemunha da Esperança" e outros, bestsellers: "Dinheiro Jogado Fora", "Não me Ajude"," Por Favor", "Baboseira Existencia"l, e demais congeneres; enfim, a lista seria quase infinita. Porém, o amor, esse tesouro, é inesgotável.

Esquecemos sempre de perscrutar o sentido literal das palavras. Presente significa exatamente o que quer dizer - se tornar presente mesmo na ausência, se manter próximo ao coração dos que amamos, e antes de tudo, estar realmente presente, ao vivo, em carne, osso e carinho. Em sincera oração agradecida ao Menino e Sua família, pelas graças e milagres que recebemos ao longo do ano, em primeiro lugar.

Na atenção redobrada à família, estendendo-se, principalmente aos que talvez não pudemos atender como devíamos, pelos afazeres constantes - pais ( talvez já idosos ), avós, tios, vizinhos, amigos, colegas, empregados. No socorro aos desvalidos que merecem sentir na ceia de Natal, e durante o ano que se aproxima, o amor do Menino, por meio de nossa generosidade.

Chegou o tempo de "comprar" o presente do perdão, adquirir a dádiva do sorriso e da palavra reconfortante, trocar dinheiro por família, transformar o nosso rosto desinteressado e esbaforido na face serena, afetuosa, divina, do pequeno Jesus de Belém.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Filmes para toda a família – parte 4 - Filmes históricos

Continuando nossa série de artigos sobre cinema para a família.

Texto de: Rafael Carneiro Rocha

Há quem não goste de determinados filmes por não haver neles uma boa reconstituição de eventos históricos. Mas o fato é que mesmo filmes pouco confiáveis em termos de veracidade histórica podem ser obras de arte.

Um dos casos mais emblemáticos talvez seja o filme O nascimento de uma nação, épico do cinema mudo lançado por D.W. Griffith em 1915. O filme reconstitui episódios da guerra civil norte americana entre o norte abolicionista e o sul escravocrata. Assim como toda a obra do cineasta, o filme contribuiu para fundar aspectos importantes da linguagem cinematográfica que se repetem mesmo nos filmes mais modernos. Porém, ainda que todos os estudiosos do cinema consagrem Griffith como um dos gênios da sétima arte, O nascimento de uma nação é um filme racista e nostálgico de uma América dependente dos escravos negros.

Outro caso polêmico é o da cineasta alemã Leni Riefenstahl que fez filmes de propaganda para a Alemanha nazista. O triunfo da vontade (1934) é uma obra que documenta e enaltece o regime de Hitler. Muitos críticos e cinéfilos conseguem relevar o conteúdo e admirar a capacidade artística da cineasta. Nesse sentido, o mesmo pode ser dito dos filmes de Sergei Eisenstein que, ao reconstituir episódios históricos da Rússia antiga, como em Alexander Nevsky (1938) ou da União Soviética de sua época, como em O encouraçado Potemkin (1925), nada mais fez do que propaganda do regime totalitário soviético.

Griffith, Eisenstein e Riefenstahl são admirados por estudiosos do cinema e fizeram filmes que valem a pena ser vistos. Ao descobrir esses filmes, adolescentes e adultos despertam para a capacidade do cinema de manipular reconstituições de eventos passados em prol de intenções pouco nobres. De uma certa forma, a perspicácia desses cineastas elucida que o cinema nunca é uma possibilidade confiável de se conhecer eventos históricos a fundo. A visão do cineasta é diferente daquela de quem estuda a História. Os diretores de cinema podem ser artistas a serviço da política ou do comércio, mas nunca são historiadores.

De qualquer forma, apesar de merecerem sempre a nossa saudável desconfiança, citarei alguns bons filmes que podem nos dar pistas sobre a História. Sobre o mundo antigo, gosto de algumas das versões de Cleópatra, sendo a mais fácil de ser encontrada o filme com Elizabeth Taylor lançado em 1963. Também admiro bastante o filme Os dez mandamentos (1956) de Cecil B. De Mille, que reconstitui o caráter autoritário do antigo mundo egípcio e de como a nossa cultura de liberdade teve origem na perseguição sofrida pelo povo hebreu.


Avanç
ando alguns séculos na história e chegando na era medieval, um dos filmes que eu mais recomendo para adolescentes e adultos é o Coração Valente (1995), de Mel Gibson.

Para os cinéfilos que se interessem por eventos que marcaram a História M
oderna, tais como a Reforma Protestante e a Revolução Francesa, eu recomendo respectivamente, O homem que não vendeu sua alma (1966), de Fred Zinnemann e A inglesa e o duque (2001), de Eric Rohmer.




Sobre a nossa época, eu penso que qualquer filme do século XX, ou qualquer obra que esteja em cartaz nos dias de hoje, intencionalmente ou não, diz muito sobre a cultura e o mundo em que vivemos. Nesse sentido, todos os filmes