logo

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Não tem como não se preocupar



Os filhos crescem, o trabalho diminui, mas as preocupações estão sempre presentes. Ainda mais quando se tem muitos filhos. É inerente à profissão de mãe ser preocupada. Parece que estamos ligadas numa tomada de 220 w, sempre funcionando aceleradas, querendo antecipar todas as coisas. Já me explico. 



Os pensamentos sobre cada filho nos consomem o dia inteiro, mesmo tendo outras atividades a fazer: será que fulano chegou bem em casa? Será que beltrano vai chegar na hora certa da escola? Será que o outro tomou café antes de sair? Será que a febre baixou? Será que..... Por aí seguem nossas preocupações quando os filhos crescem e seguem suas vidas, tanto os que já saíram de casa quanto os que ainda vivem conosco. 

Como já são crescidos, não temos mais que interferir diretamente na vida de cada um, eles precisam dessa independência para decidir suas vidas, mas a bendita preocupação não termina. 

Uma vez ouvi um sacerdote dizer que preocupação é ocupar-se antecipadamente, e isso seria o mesmo que sofrer por antecipação. Mãe não tem jeito, sofre mesmo. Sofre por amar demais seus filhos e por querer vê-los sempre bem, longe de todo o perigo e todo o mal. 



Ocupamo-nos dos nossos filhos sempre, como se fossem eternas crianças, sem tolher, (acabei de descobrir que o infinitivo do verbo é tolher e não tolir), seus direitos e suas liberdades. Assim deve ser sempre. Deixá-los alçar altos voos, e nós, embaixo, rezando para que tudo dê certo.

Ser mãe implica uma responsabilidade imensa, cansa, consome, mas ao mesmo tempo nos deixa feliz como ninguém mais pode ser. Faz com que saiamos de nós mesmos e aprendamos a servir, com alegria, sem pesar.

2 comentários:

Patricia disse...

KKKK! Perfeito!
Minha dúvida: será que a preocupação com 2 consegue ser igual àquela com 9 filhotes?
Bjs,
Pat

Liana Clara disse...

Cara amiga, com certeza é a mesma, talvez até maior, não tenho como medir, rsrsrsrs. O certo é que, nós mães estamos sempre alertas e atentas à vida dos nossos rebentos.Estejam aonde estiverem.
Acho que esse quesito vem junto com o manual de instruções de ser mãe.
Beijos

Postar um comentário