logo

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A igreja não é lugar de criança?

Sou adepta a levarmos nossas crianças a igreja, desde que possam sair de casa, e conviver com outras pessoas, isto é, desde sempre. A resposta é simples e clara: a criança precisa ir à igreja desde bem pequena. Ela precisa crescer  convivendo com o sobrenatural, com naturalidade.

Ela necessita participar do cotidiano dos pais, logo, se os pais vão a igreja é natural que leve seu bebê. Desde pequenino o bebê vai assimilando a fé de seus pais, assim como também aprendem a se alimentar, tomar banho e dormir; conforme vão sendo educados para ter esses horários vão  crescendo com bons hábitos e bons costumes.

Eles entenderão melhor as coisas divinas se conviverem desde sempre com o sagrado, a ter respeito à casa de Deus, a conhecer o papai do céu, a ver as mais variadas imagens da Virgem Maria, e saber que elas representam a Mãe do nosso Salvador. Nossos filhos vão se familiarizando com as histórias da Bíblia sagrada, e aprendendo as orações mais simples para adorar a este Deus Pai que tanto nos ama.

Assim sendo, desde pequenos vão aprendendo como devem se comportar na casa de Deus. Vamos educando-os para a vida a fora. Em cada lugar que estiverem terão uma postura, mais, ou menos solene. Numa igreja não se grita, não se corre, não se briga; no parque pode correr e gritar. Uma criança que está sendo educada com limites vai saber, desde pequena como ficar presente sem perturbar a paz, e a concentração das outras pessoas presentes.

Isso é possível, não podemos desistir, nem desanimar quando nosso bebê é um chorão, com a continuidade e a frequência ele vai se familiarizar com o ambiente e vai crescendo em graça e sabedoria.

Os pais, frequentando juntos a igreja, podem limitar a criança no espaço de um banco. Levando uns pequenos brinquedos que não façam barulho, para distrai-los; também levar água, suco e algum biscoitinho. Programar um ritual de concentração para esse tempo em que ficarão na igreja. Falar baixo com a criança, mostrá-lo ao menino Jesus, mostrar as imagens de Nossa Senhora, nomeando-as. Tudo bem baixinho.

A criança tem que entender que ali ficará um tempo porque o papai e a mamãe precisam conversar com Deus, e para isso eles precisam esperar com calma e que o Papai do Céu ficará muito contente vendo-o como um anjinho. Aos poucos eles começam a participar da missa, repetindo algumas falas ou cantando alguma música mais fácil. O tempo passa muito rápido e logo eles estarão indo à igreja com a mesma naturalidade com que vão visitar seus avós ou tios.

Para esse preparo eu sugiro que busquem na igreja uns lugares mais discretos, aonde não vão incomodar as outras pessoas presentes. Principalmente ficar longe daqueles adultos que "querem ajudar" e acabam atrapalhando mais. Vale a pena este investimento de tempo e paciência. Nossos filhos verão a Deus através dos nossos ensinamentos e vivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário