logo

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O outro lado da moeda

O vídeo abaixo mostra alguns fatos sobre o acolhimento de imigrantes Sírios. Foi enviado por e-mail para um conhecido meu a fim de que visse “o outro lado da moeda”. Transcrevo mais abaixo a resposta que meu amigo enviou para o remetente, poucos minutos depois:


"Muito interessante o vídeo.

Separar e juntar raças, dominações de povos, extermínios em massa, destruição de culturas... por tudo isso já passamos algumas vezes na história da humanidade. Aprendemos? Parece que não.

O desejo de poder, de controle, de fazer da música de Sinatra, "my way", ou de tantos outros (a modo mio, it's my way, la mia vita...), o ritmo da história tem destruído gerações e gerações.

A atenção que os cristãos darão nos dias que se aproximam, com a Quaresma e a Semana Santa, está muito bem posicionada com esses recentes acontecimentos.

Veremos Cristo que se entrega pelos demais, que não veio para ser servido, mas para servir, que lava os pés dos discípulos, que assume por nós a Cruz como seu trono... Esse sim é o caminho.

Esse é o mesmo Cristo que é forte. Expulsa os vendilhões do Templo, mostra o que não está certo (“Serpentes! Raça de víboras! Como escapareis ao castigo do inferno?” - Mt 23, 33), protege da intolerância desmedida (evita que uma adúltera seja apedrejada – Jo 8, 4), faz milagres potentes...

"Um dos malfeitores, ali crucificados, blasfemava contra ele: Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e salva-nos a nós!” - Lc 23, 39. Mas Cristo nos ensina com esse gesto extremo o caminho. Horas antes estava em agonia no horto pelo que haveria de acontecer. “Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua!” - Lc 22, 42.

Pela obediência, Cristo nos resgata da desobediência de nossos primeiros pais. Só assim ecoam pelos tempos suas palavras: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida - Jo 14, 6.

Ao voltar à cena da crucifixão, contemplamos também a misericórdia de Deus. Junto ao ladrão que O injuria, está presente também um outro malfeitor. Não era inocente, sabia bem. Havia cometido muitos delitos para merecer aquele tipo de morte. Nos seus últimos minutos reconhece suas culpas e não sabe o que fazer com tanto peso. Apenas suplica: Lembra-te de mim quando estiveres no teu Reino. Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso - respondeu Jesus - Lc 23, 42-43.Por isso é lembrado como São Dimas.

Este é o ano em que o Papa decretou para a Igreja como o Ano Santo da Misericórdia. Em cada quadro do vídeo, vi a misericórdia embaralhada com o ódio. Quem vai dominar o futuro?

Nosso reino não é aqui. Estamos tentando seguir o Caminho para chegar ao triunfo, que é estar para sempre com Deus. A Quaresma e a Semana Santa culminam na Páscoa. Cristo que vence a morte, o demônio e o pecado. A misericórdia é maior que o ódio.

Comecei dizendo que o vídeo foi apenas interessante, mas acabei me alongando muito em sua apreciação. Peço desculpas, mas foi para mim um excelente modo de usar esse pedaço de insônia e de aproveitar para oferecê-la a Deus, pedindo que conforte essas pessoas que atualmente sofrem pelo poder do ódio. A fé em Cristo vence sempre, ainda quando  os homens não colaboram, e estão aliados ao mal, é isso que está em jogo.

Até a próxima insônia,  Olaf"

2 comentários:

Pat disse...

Bem assustadora situação dos países em questão, especialmente,Suécia e Alemanha. Difícil equilibrar os dois lados da mesma moeda. Ajuda a imigrantes é necessária sim...mas, na quantidade que parece estar acontecendo, sem controle de quem é "do Bem" e os que não são(estupros, agressões violentas nas pessoas do país que os acolhe)...esse lado tem que ser visto também, pois um acolhida fraterna aos que fogem de guerras civís e massacres, não justifica a violência gratuita e ameaças que algumas levas de imigrantes estão demonstrando. É um horror imaginar que se acolhem boas e necessitadas famílias, mas que no seu meio aparecem assassinos, estupradores,etc. Que Deus nos proteja em todo nosso mundo, para que coisas desse tipo não comecem a se reproduzir.

Liana Clara disse...

O triste Patricia é ver essa maldade misturada como o joio no trigo. Os bons e necessitados de ajuda estão vindo e junto deles chegam os de má índole para prejudicá-los ainda mais. Só Deus mesmo para dar alento a esse povo sofrido.

Postar um comentário