logo

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Ninguém é perfeito

Todos nós temos defeitos: nossos amigos e parentes não serão diferentes.  Temos que aprender a aceitar as pessoas como elas são, e ensinar aos nossos filhos a amar a todos os amigos, apesar dos defeitos.
O importante é saber fazer a diferença entre o que não vai nos afetar, porque é  algo temporal, e o que pode ser prejudicial para nós, por ser essencial a nossa formação. Como por exemplo, aquele amigo que está sempre atrasado, ou o outro meio relaxado, descuidado, ou aquele apressadinho que nos deixa louca se atrasamos um pouco. Tudo isto são coisas que não afetam o nosso crescimento interior.

O que não podemos é deixar-nos levar pelos que tem desvios de caráter, ou eles mudam, ou nos afastamos, e mantemos certa distância.  Um amigo que não tem limites para beber, ou que tenha desvios de moral, e não conseguimos tirá-lo destes erros, o melhor é afastar-nos dele. Sobre isso vamos precisar alertar sempre as nossas crianças.

Precisamos aprender a tolerar mais as diferenças. Sermos amigos das pessoas nas horas alegres e nas tristes. Nós também vamos precisar algum dia de que nos ouçam, que estejam conosco, doentes ou cansados da labuta diária. Vamos praticar e ensinando os filhos a serem mais caridoso, misericordioso com o próximo. Um dia também poderemos precisar de um ombro amigo, e ficaremos muito felizes em encontrar alguém que nos dê sua amizade desinteressadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário