logo

sábado, 13 de setembro de 2014

Dicas para o sucesso no uso dos Métodos Naturais

Por Luciana Aguilar*

Independente do método natural escolhido pelo casal, alguns fatores podem contribuir para o sucesso de seu uso, possibilitando a satisfação e intimidade sexual do casal e mantendo a realização do planejamento familiar. Duas dicas essenciais para os casais: a anotação das observações diárias e o acompanhamento por parte de um instrutor.

Todos os métodos naturais demandam a observação diária de um conjunto de aspectos relacionados à fertilidade da mulher. No entanto, apenas observar não é suficiente para que as mudanças durante o ciclo sejam percebidas e, mais importante ainda, compreendidas pelo casal. O registro diário destes aspectos é o que permite esta percepção, pois o acúmulo das informações anotadas auxilia na compreensão do funcionamento do corpo daquela mulher, propiciando uma análise individualizada.

A anotação pode ser realizada da forma que melhor atenda àquele casal, em um caderno ou agenda, utilizando gráficos oferecidos pelos instrutores dos métodos ou até mesmo em aplicativos de celular. O importante é que seja realizado de forma que o casal visualize as mudanças e esteja bem informado para tomar decisões. Mais do que isso, é necessário que estas informações possam ser sistematizadas de forma que sejam repassadas a um profissional de saúde que acompanhe a mulher ou ao instrutor de método natural.

Qual seria a importância deste instrutor? Por mais que estude e conheça em profundidade a fisiologia do corpo feminino ou que saiba as regras dos métodos escolhidos, é normal que em algum momento o casal tenha dúvidas, que se sintam confusos ou não saibam interpretar as informações obtidas. Aí é que entra o auxílio de uma pessoa experiente que possa olhar estas anotações de maneira mais objetiva e direta, sem a influência dos fatores psicológicos, emocionais ou relacionais inerentes ao casal.

Na interação com o instrutor, o casal pode sanar estas dúvidas, interpretar as anotações mais corretamente e até conseguir auxílio para as possíveis diferenças e dificuldades de relacionamento entre o homem e a mulher, colaborando para o sucesso de todo o empreendimento familiar. Desse modo, o registro diário das observações e o acompanhamento por parte de um instrutor são fundamentais para o sucesso no uso dos métodos naturais.

Você é instrutor? Conhece algum meio prático de registro das informações diárias? Compartilhe conosco nos comentários!

*Luciana Aguilar - católica, casada com Wander e mãe de três. Socióloga, servidora pública federal. É uma brasiliense encantada por Brasília, cidade onde mora. Tem duas grandes paixões: o Fluminense e uma boa comida.

Um comentário:

Unknown disse...

Show Luciana! A observação é tudo na utilização dos métodos naturais! Adorei seu texto!

Postar um comentário