logo

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Serviços no lar

Os trabalhos de uma casa são ingratos. Só os notam quando não são feitos. Uma casa bem arrumada, com cada coisa em seu lugar, com a comida pronta e cheirosa na mesa, nos seus devidos horários, com as roupas bem limpinhas, passadas e guardadas, nunca é devidamente valorizado e nem notado como algo louvável.

Quando trabalhamos fora, temos tarefas específicas próprias do cargo que ocupamos, e somos cobrados por tarefas executadas; já nas tarefas domésticas, a cada dia temos novidades e tarefas extras, apesar da rotina que deve existir para tornar tudo mais factível.  Além de não ser uma tarefa remunerada, tem uma exigência de exclusividade e dedicação total. Tudo o que fazemos no lar é por puro amor. Amor à família e ao bem estar de cada membro da nossa casa.

Só mesmo por amor fazemos tantas atividades, repetindo diariamente, sem desanimar e sem deixar para depois, mantendo um alto nível de qualidade. E, em muitas vezes sem nós mesmas notarmos o quanto fizemos, e sem que os familiares também expressem seu agradecimento pela qualidade com que são tratados.

Uma mãe que se dedica ao lar,  levanta cedo para cuidar dos afazeres domésticos, prepara o café da manhã, troca as fraldas do bebê, veste o uniforme no maior, arruma as lancheiras das crianças, para em seguida sair e levá-los ao colégio.  Ao retornar a casa, as tarefas domésticas continuam lá, esperando por essa mãe dedicada: as roupas para lavar, passar, guardar; os quartos para arrumar, as louças  na pia para lavar; a casa para varrer, os banheiros para limpar, o pó a ser retirados dos móveis , as próximas refeições a fazer. E ainda deve, a noite, estar bonita e arrumada, para receber o marido ao chegar do trabalho. E tem gente que ainda  pergunta a esse mulher: - " você não trabalha?, só cuida da casa?"

Realmente se fossem pagar um salário justo às mães que cuidam com todo esse zelo das suas famílias, não seria algo fácil de fazer. Porque além de todas as tarefas domésticas, ainda tem o cuidado com a educação e a formação geral de cada filho que tem.

Devemos valorizar mais essa profissão de executiva do lar, e sempre que possível pesar mais o custo benefício de tê-la em casa, cuidando da família e respeitando-a como a qualquer outra profissional remunerada.

6 comentários:

Gabriely disse...

Liana, eu deixei a faculdade pra cuidar (direito) da família. Não me arrependi nem um minuto sequer, apesar de todo o trabalho que dá... Como a Catarina está com praticamente 1 aninho, os nossos familiares e amigos nem questionam (todo mundo acha que cuidar da casa é a pior coisa que uma pessoa pode fazer, mas adoram ter uma empregada doméstica ou diarista, ou seja, esse mesmo raciocínio de ser péssimo cuidar da casa não vale para elas, né?), mas já perguntam: "Quando você vai voltar a estudar?" Eu sempre respondo que por agora eu não pretendo, que eu quero cuidar da Catarina e que pode vir outro filho por aí... As pessoas concordam comigo, mas fazem uma expressão esquisita e perguntam: "Mas você gosta disso?" Rsrs.... Não é fácil fazer o que deve ser feito, não é mesmo? Ninguém quer fazer e não concordam com a nossa disponibilidade em fazer! Incrível!!!
Um grande abraço!!

Liana Clara disse...

Sabe Gabriely as pessoas falam muito e isso acaba incomodando a nós que fazemos essa tarefa do lar, tendemos a entrar na delas e a nos acharmos menos capacitadas. Como se o diploma ou os títulos nos trabalhos na rua fossem nos fazer melhores ou mais importantes.
O mais importante é poder formar bem nossos filhos, dar condições a eles de serem homens e mulheres de bem. Formar e dar amor a cada um, para que tenham equilíbrio interior e saibam , no futuro servir melhor a sociedade e saibam também respeitar os limites impostos pelo mundo.
Precisamos fazer e aceitar essas tarefas domésticas, com consciência da nossa escolha, e deixar que os outros falem.
Podemos contar com uma ajuda de empregada, mas mesmo assim teremos milhares de outras tarefas com nossos filhos e marido, que nos deixarão ocupadas todo os dias.
O mundo moderno não esta mais preparado para a mulher do lar. Para a mulher de múltiplas tarefas e ainda que sai de salto alto a noite para namorar com o marido! ahahhaahha

Patricia disse...

Sabe, Liana, que só quando conheci a OBRA é que ENTENDÍ A MINHA VOCAÇÃO. Eu achava que não servia pra ser nada das profissões "esperadas de nós": advocacia, engenharia, medicina, secretária, empresária, etc.Só quando entendi a GRANDEZA DO TRABALHO DO LAR, considerei a MÃE MULTITAREFAS que a minha era, e que me VALORIZEI! Foi tão reconfortante saber que poderia me SANTIFICAR nessa árdua tarefa, mesmo sem ganhar ordenado! Foi o maior barato me sentir TÃAAAAAAAAAAAAO IMPORTANTE como MÃE DE FAMÍLIA TRABALHANDO NO LAR PARA O BEM DA SOCIEDADE TAMBÉM! Nós somos ÓTIMAS, e por isso temos o direito de usar CAIXA ALTA E VÁRIAS CORES até,se der vontade! KKKKKKK

Bjs,
Pat FELIZ, aos quase 67 aninhos de lutas e conquistas!

Liana Clara disse...

Perfeito seu depoimento Pat! Mães multitarefas, é perfeitto.
Beijos

Pat disse...

Liana, outra coisa que adorei desse blog de hoje, foi aquela foto linda e viável de uma sala ampla que tb. serviria como quarto nesses micro aptºs tão reduzidos como hoje se vê, e que caibam no nosso bolso. Tentei salvar a foto, mas não encontro nas Imagens onde pensei que tivesse conseguido salvar. Será que dava pra você me enviar por e-mail essa linda e prática sala tão igual ao tipo que dentro de alguns anos eu morarei?

Aguardo, FELIZ! Obrigada se puder fazer mais este favor pra mim.

Liana Clara disse...

Pode deixar Pat, vou enviar logo a foto pra você . Beijos

Postar um comentário