logo

quarta-feira, 28 de maio de 2014

O mundo deveria ler mais

Isso foi dito por uma jovem de treze anos, que devora livros. Costume que vem cultivando desde antes de saber ler. Sempre gostou que contássemos historias dos livros infantis. Sabia, depois, todas as histórias de cor, e, se mudávamos alguma palavra ela logo reclamava.

Um dia, uma amiga nossa resolveu brincar com essa jovem e começou a contar a mesma história, porém em italiano. A garotinha pulou na mesma hora e disse: “Você esta falando em outra língua!”. Foi um riso geral.

Voltando a um mundo onde todos lessem muito, de fato teríamos um povo mais culto e com horizontes mais largos.

No Brasil existe uma estatística, do Instituto Pró-Livro, de que o brasileiro lê pouco. “São 77 milhões de não leitores, dos quais 21 milhões são analfabetos. Já os leitores, que somam 95 milhões, leem, em média, 1,3 livros por ano”. – matéria de 2009, o globo.

As crianças podem e devem ser estimuladas pelos pais a ler, coisas boas, com critério. Os livros devem ser presentes agradáveis, que todos gostem de receber. Criar o costume de visitar as grandes livrarias da cidade, pesquisar sobre novos autores, substituir os gibis, que também são válidos, para o incentivo da leitura, por livros de todos os tipos, de borracha, para serem usados até dentro do banho, de tecido, com botões, zíper, cordões, tudo que vá criando na criança o interesse pela leitura e por novas histórias.

Nesses treze anos, sendo que nos últimos 5 anos, essa jovem já leu 70 livros de grande porte, teve  uma média de 14 livros por ano. Sem contar os livros paradidáticos, e a releitura de todos os volumes do Harry Potter, a ponto de saber de cor os nomes de cada um dos personagens e suas funções nas histórias. Quebrando assim a média brasileira e ampliando muito sua cultura geral e seu gosto pelo saber sempre mais.

A leitura constante ativa a imaginação, a criatividade, e ao mesmo tempo é um lazer saudável, e contra o estresse. Aumenta o vocabulário do leitor assíduo e permite que se expresse melhor. Vale a pena investir em livros para nossos filhos.

Um comentário:

Pedro disse...

Que bom uma menina assim que gosta de ler. Os pais dela devem ser pessoas muito boas

Postar um comentário