logo

quarta-feira, 21 de maio de 2014

O papel socializador e estilo de vida saudável das comidas familiares

Europa Press, 14 de mayo 2014.
As refeições familiares, de acordo com a  área de saúde do boletim The Family Watch, destacam o papel “socializador” que têm as comidas familiares para os maiores e os pequenos da casa, além de promover um estilo de vida saudável entre os comensais, com outras vantagens.

Do documento intitulado ‘Nutrición: Comer en Familia, hacer de la rutina salud’, elaborado por Beatriz Beltrán de Miguel e Carmen Cuadrado Vives, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Farmácia da Universidad Complutense de Madrid.

Para as autoras do informe “as pessoas -crianças, adolescentes, adultos e idosos- que se alimentam em família e seguem dietas de maior qualidade, com um menor conteúdo energético e maior densidade nutricional, pela presença de mais verduras, frutas e cereais”.

Nas palavras de Beltrán, “comer de forma habitual em família se propõe como um possível fator preventivo do sobrepeso e obesidade nas crianças e adolescentes”. Por sua parte, Cuadrado destacou que “ensinar as crianças e adolescentes a cozinhar e anima-los a desenvolver suas habilidades na cozinha é uma estupenda forma de conseguir  hábitos de vida saudáveis, assim como fomentar a melhoria da comunicação na família”.

Esse é um dos aspectos de que mais trataram as autoras: “em uma sociedade onde cada vez temos menos tempo para estar com nossas famílias e em que a conciliação segue sendo uma necessidade pendente, devemos esforçar-nos por converter as refeições em um momento para estar em família, cuidando da alimentação, e aproveitando esses momentos para falar e ensinar aos menores que comer verduras, frutas e pescado é algo bom e saudável”.

Durante a apresentação do documento, também foram dados uma série de conselhos para obter uma dieta saudável a todos os familiares de variadas idades, como abolir comidas sem atrativos e monótonas; preparar os alimentos mediante diferentes processos culinários, organizar o cardápio semanal para evitar imprevistos e assegurar a variedade; beber água e evitar as bebidas açucaradas; optar por frutas frescas como hábito, e evitar o excesso de sal e açúcar.

Ademais, destacam que as atividades que rodeiam as refeições familiares (comprar, preparar alimentos, comer) propiciam a comunicação familiar e recordam que fazer a compra em família é um bom momento para explicar quais alimentos se preferem segundo as estações. Também podem evitar as distrações do que é  verdadeiramente importante e esquecer-se da televisão, do celular e de outros dispositivos que interrompem ou anulam a conversa familiar.

Por último, consideram que as famílias hão de esforçar-se em conseguir uma maior integração dos mais velhos em suas refeições familiares, e afirma que esta é um bom momento para que os jovens se socializem.

Este artigo foi traduzido por Maria Teresa Serman. 

http://www.europapress.es/epsocial/ong-y-asociaciones/noticia-the-family-watch-destaca-papel-socializador-estilo-vida-saludable-promueven-comidas-familiares-20140514174218.html

2 comentários:

Carol Balan disse...

Em casa meus pais sempre nos ensinaram a comer todos juntos, à mesa e sem tv, livros ou gibis (e mais tarde, sem celulares). Assim, as refeições sempre foram um momento importante em família. Hoje faço o mesmo aqui em casa, com meus filhos!

Liana Clara disse...

Olá Carol, aqui também prezamos muito as refeições em família. Este é de fato um hábito bem salutar e ao mesmo tempo une mais ainda a família. Beijos

Postar um comentário