logo

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ficou sem 7 filhos por recusar laqueação de trompas

Esta história chocou tanto a mídia nestes dias que resolvi colocá-la aqui, para que, nós pais, preocupados com o futuro de nossos filhos, possamos refletir sobre a atitude do governo português.

O pior ainda foram os comentários que fizeram no fim do artigo, extremamente cruéis,  racistas e desumanos. Fiz questão de não publicá-los aqui.

"Liliana Melo ficou sem sete dos seus dez filhos há sete meses. Por ordem do Tribunal de Sintra, as crianças, com idades entre os seis meses e os sete anos, foram sujeitas à medida de protecção de menores mais extrema: dadas à confiança para adopção, perdendo todos os vínculos parentais para sempre.

A sentença determinou que as filhas mais velhas ainda menores, na altura com 16 e 11 anos, ficassem com os pais. Mas o tribunal entendeu que a menor de seis meses, os gémeos de dois anos e os irmãos de três, cinco, seis e sete anos estavam em risco, e resolveu retirá-los de casa.
No processo, não há qualquer referência a maus-tratos físicos ou psicológicos ou a outro tipo de abusos. Na sentença, a que o SOL teve acesso, considera-se mesmo que há laços de afectividade fortes na família e refere-se que as filhas mais velhas têm sucesso escolar e estão bem integradas no seu ambiente social. A decisão do Tribunal de Sintra sustenta-se nas dificuldades económicas da família e no facto de a mãe ter desrespeitado o acordo de promoção e protecção de menores ao recusar-se a laquear as trompas.

Tribunal determinou laqueação de trompas
Esse acordo – proposto pelas técnicas da Segurança Social e homologado pelo juiz – obrigava os pais a tomar uma série de medidas, entre as quais realizar uma operação para não poderem ter mais filhos.
«Tinha de arranjar emprego, zelar pela higiene e vestuário das crianças, assegurar a pontualidade e a assiduidade deles na escola, ter em dia os planos de vacinação e fazer uma laqueação das trompas», conta a mãe, lembrando que deixou claro ao juiz que, por ser muçulmana, não se poderia submeter a essa operação. «O que o juiz me disse foi que tínhamos de deixar em África os nossos hábitos e tradições e que aqui tínhamos de nos adaptar»."

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=66582
18 de Janeiro, 2013 - por Margarida Davim

8 comentários:

Patricia disse...

Chocante! Que país é esse que neste século age como se estivessemos na Era Medieval? Não há nehuma reação de nenhuma representação DIPLOMÁTICA de nenhum país CIVILIZADO no MUNDO ATUAL que possa PRESSIONAR junto ao Governo Português para que se retrate dessa atitude AMORAL,INJUSTIFICÁVEL,ABOMINÁVEL E TUDO DE DESUMANO QUE SE POSSA IMAGINAR, ao PRIVAR PAIS DE TEREM JUNTO CONSIGO SEUS FILHOS, QUE LHES PERTENCEM POR TEREM LHES SIDO DADOS POR DEUS E NÃO POR UM ESTADO FACISTA?

GENTE! NÃO TEM COMO COMEÇARMOS UM ABAIXO-ASSINADO DE CIDADÃOS EM VÁRIOS PAÍSES DIZENDO O QUANTO SE SENTEM INDIGNADOS CONTRA ESSA AÇÃO SURREAL DO GOVERNO PORTUGUÊS????

TEM ALGUM ADVOGADO, JORNALISTA, DONO DE EDITORA, ALGUÉM AQUI NO BLOG QUE SAIBA COMO COMEÇAR UM PROTESTO PACÍFICO PORÉM EFICIENTE E URGENTE QUE PUDESSE COMEÇAR ESSA MANIFESTAÇÃO DE
PROTESTO ENQUANTO NÃO VIRA MODA OS GOVERNOS "SUBTRAÍREM" OS FILHOS DOS PAIS POR QUALQUER MOTIVO INDESEJAVEL PELOS GOVERNOS???

H E L P M U N D O! TEM ALGUÉM AQUI?

Liana Clara disse...

Patricia, se você visitar a página de onde tirei o artigo, ficará ainda mais indignada e surpresa com os comentários do povo português, não só apoiando, como acentuando seu lado racista colocando mais fogo na fogueira. Muito triste.

Eu não sei como seria possível fazer um abaixo assinado, mas as Nações Unidas com certeza já tomaram conhecimento disso, pois já sendo veiculado pela mídias, há algum tempo.

Patricia disse...

Liana querida,

Que alívio saber que as NAÇÕES UNIDAS estão se movimentando a respeito. Nesse caso, a próxima idéia MAIS PRÓXIMA que me ocorreu para PARTICIPAR ATIVAMENTE, é que como estamos quase no dia 11 de fevereiro, dia de festejarmos NOSSA SENHORA DE LURDES, vou pedir essa Graça Especial a Ela! Que aquela moça portuguesa e seu marido recebam de volta seus filhos todos e consigam encontrar um lugar AMIGÁVEL PARA VIVER, longe de tanto preconceito e maldade. Que o marido tenha trabalho bem remunerado o suficiente para o sustento da família e um pouquinho pelo menos de lazer sadio, o que é importante para o desenvolvimento e união na FAMÍLIA FELIZ.

Pronto! Esse será um bom ABAIXO ASSINADO DE FÉ que NOSSA SENHORA DE LURDES OLHARÁ COM CARINHO DE MÃE.

Um abração pra você!
Pat

Duarte Oliveira Joaquim disse...

epá na minha opiniao como eu ja referi anteriormente, ninugem deve ser impedido nem obrigado a ter filhos, por isso axo ke a laqueaçao ordenada pelo tribunal à mae é ilegal e té mesmo inconstitucional, porque viola os direitos reprodutivos, contudo toda a gente tem direito a ter os filhos ke kise, só ke também têm ke ser responsaveis pelos mesmos, nao podem tar à espera ke seja o estado e os contribuintes a suportarem isso, kem kiser ajudar tudo bem ajude, tá no seu direito, eu proprio às vezex também ajudo, mas como contribuintes nao devemos ser obrigados a contribuir pra kem ker ter filhos, sobretudo kuando se trata de familias numerosas.. em relaçao ao abono de familia axo ke é uma hipocrisia, porque pagam uma bagatela pras pessoas terem mais filhos, pra mais tarde virem a ter mais mao-de-obra barata, ou seja, fazem negocios da china.. por mim acaba-se com os abonos de familia e em troka aumentava-se o ordenado minimo, tal como se acabava com o aborto pago pelo estado e pelos contribuintes, porque como contribuintes axo ke nao deviamos ter de contribuir pra kem ker ter filhos ou nao, axo ke as pessoas, sobretudo os casais, devem ser responsaveis pelos proprios actos.. agora ninguem tem o direito de tirar os filhos a ninguem sobretudo kuando os mesmos nao vivem mal e isto nao é ser anti-muçulmano, os muçulmanos têm o direito de ter a kuantidade de filhos ke kiserem tal como kalker outro tipo de pessoas, desde ke sejam responsaveis pelos mesmos e nao sejam os contribuintes e o estado a suportar isso

Liana Clara disse...

Caro Joaquim Duarte, não sei de onde você é, e se é português ou de outro país de língua portuguesa, porém, tive uma certa dificuldade para ler o seu comentário.

Todos nós repudiamos a atitude de Portugal em relação a esta família: pelo fato de se negarem a fazer a laqueadura, tirarem-lhes os outros filhos.

A pergunta fica: Porque permitiram que eles morassem no país? Toda esta atitude mostra o desrespeito com que estão tratando o ser humano. As baleias são muito mais respeitadas.

Agradeço sua visita ao BLOG e veja que temos diariamente assuntos novos e de interesse a família.

Duarte Oliveira Joaquim disse...

sou portugues, vivo em portugal e tentei ser o mais imparcial e justo possivel com o meu comentario, apesar de nao poder vir agradar a alguns grupos de pessoas, como politicos, empresarios, religiosos e familias numerosas

Liana Clara disse...

Caro Joaquim Duarte pelo que entendi, o seu comentário, foi a favor da família ter o número de filhos que achar conveniente , sem a intromissão do estado. E entendi que você achou um erro tirarem os filhos desta família citada acima.
E é disso que falamos aqui.
Obrigada pela sua participação e visite-nos sempre.

Duarte Oliveira Joaquim disse...

ninguem tem o direito de tirar os filhos a ninguem, muito menos kuando os mesmos nao vivem em condiçoes deploraveis e/ou desumanas, só ke há pessoas ke kerem ter muitos filhos pra viverem à custa de abonos, subsidios e outros beneficios o ke eu nao axo correcto.. todos os casais devem ter direito a ter os filhos ke kiserem, mas têm ke ser responsaveis pelos mesmos em vex de tarem à espera ke o estado e os contribuintes os ajudem.. se alguns casais nao têm muitas capacidades economicas, nao deviam ter tantos filhos, pelo menos té terem mlhores capacidades economicas

Postar um comentário