logo

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 76)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 – A. diz: O que posso fazer pra tirar a preguiça da minha filha adolescente? Ela só quer usar computador e dormir muito tarde. Depois não quer acordar cedo e esta sempre com dor de cabeça. Ela tem 18 anos.

RESP: Caro (a) A.
Aos 18 anos sua filha não é mais uma Adolescente - legalmente é maior de idade e já deveria ter um sentido para sua vida !
A dor de cabeça se explica por “só usar o computador e dormir muito tarde " como foi dito .Que faz ela ? Estuda, trabalha, tem responsabilidades em casa? Tem irmãos?Tem amigas? Qual o seu Lazer? Como é o seu dia a dia?
Penso que os pais podem conversar com ela, oferecendo alternativas a esse comportamento que atrapalha uma vida saudável e produtiva ! Quais as suas aptidões ? Horários, esportes, atividades em casa, mesmo que seja um trabalho gráfico em computador, já que ela gosta, mas que lhe renda algo e limite as horas de uso , permitindo horário de refeições em família, trabalho em casa, voluntariado - há tanto que fazer e tantos necessitando de quem os ajude... Talvez lhe falte motivações... Conversem com ela e voltem a falar comigo, OK?
Boa sorte! Mannoun


1 – C. diz: Dra o que a senhora me diz sobre inseminação artificial? Sou jovem, casada e o médico me disse que só fazendo inseminação vou engravidar. Sei que isso não é assunto de adolescente, mas lendo suas respostas vi que tem muito bom senso. Obrigada pela resposta

RESP:Olá, C.!
Obrigada por conversar comigo ! Já procuraram outros Profissionais especialistas em Esterilidade? É um tema muito delicado e a alternativa de inseminação artificial já se define por si mesma- é artificial, foge à natureza e apresenta um sem fim de desvantagens que aqueles que a defendem não apresentam. São necessárias muitas idas e vindas e muitos embriões (SERES HUMANOS! ) são sacrificados até que um ou vários se implantem e nem sempre há " sucesso" na prática da inseminação. A mulher também sofre muito com toda esta prática.
Se são católicos, ( e mesmo que não sejam !) sugiro que leiam uma Encíclica do Papa João Paulo II sobre o tema, que acharão em livrarias católicas
Vocês tem alguma Religião? Consultem também seu líder espiritual e ouçam seu parecer pelas implicações morais da inseminação.
Comecem a pensar na possibilidade de Adoção - Há uma grandeza neste gesto de generosidade que ninguém pode avaliar e a retribuição é maravilhosa! Conheço muitos casais que fizeram esta opção e vivem felicíssimos!
Fico inteiramente a seu dispor para voltar a falar comigo e contem com minhas orações!
Atenciosamente, Mannoun

3 comentários:

Bernadete disse...

Como posso fazer minha filha entender que ser simbolo sexual não é vantagem e sim um atestado de vulgaridade? Ela tem 16 anos e fica treinando caras e bocas na frente do espelho pra fazer na rua com as amigas. E as roupas que quer usar já beiram a vulgaridade, ela abre botões, corta blusas no cumprimento e as saias também.

Anônimo disse...

Dra minha filha tem 17 anos e ficou noiva de um rapaz de 25 e agora diz que vai casar no final deste ano, sem ainda nem ter completado os 18 anos e sem ter terminado o segundo grau. Estou muito preocupada e não sei como agir. São dois jovens, e ele recém formado em Publicidade e com um emprego muito fraco. Como devo agir?

Liana Clara disse...

As respostas a estas perguntas estarão no BLOG na próxima segunda feira dia 14/2 .
Sempre temos as respostas da Dra Mannoun as SEGUNDAS.
Aguardem suas respostas.

Postar um comentário