
Em janeiro de 2009, enquanto a maioria dos meus amigos estava de viagem marcada para a praia ou alguma localidade badalada do Brasil – ou até mesmo do exterior –, eu e um grupo formado por universitários e jovens profissionais embarcamos para uma das regiões mais pobres e carentes do país: Campo Alegre, no interior do Tocantins.

No dia 7 de janeiro, embarcamos em dois aviões do Exército, de Brasília até Palmas. Da capital do estado, foram 4 horas de ônibus até o local e, daí em diante, mais 2 horas em caminhões do Exército, já que, devido às chuvas e o não asfaltamento do caminho até Campo Alegre, o ônibus não conseguiria fazer a travessia.

O local era realmente fantástico, agraciado em belezas naturais como rios, vales e cachoeiras. Sempre que dava, conseguíamos dar um pulo no rio da região, além das trilhas e passeios pela localidade. A população também nos acolheu com grande carinho e amabilidade.
Permanecemos em Campo Alegre por 11 dias e nos dividimos em quatro frentes: atendimento m


No entanto, posso dizer com segurança que o mais gratificante foi saber que não estávamos perdendo nossas férias naquela aventura que foi ir para um dos mais remotos locais no interior do Tocantins. Sentir o agradecimento das pessoas – especialmente das crianças – que realmente se sensibilizaram e nos perguntavam quando é que iríamos voltar.
Porém, muito castigado pelo abandono do Estado, pobreza e poucas opções de

Para aqueles que se interessarem, estaremos voltando a Campo Alegre agora em Julho. Quem tiver interesse, acesse o blog: http://campoalegre2010.wordpress.com/
Aí encontrará informação, dois vídeos que mostram bem o que realizamos além de fotos para se ter uma idéia de como é a carência da região.
3 comentários:
Caro João Felipe, parabéns pela iniciativa! Eu cheguei a assistir a algumas cenas do vídeo que foi produzido sobre a última campanha. O contentamento dos grupos de trabalho parece tornar o passeio tão ou mais divertido do que uma "viagem para a praia" ou para uma "localidade badalada no exterior". É agradável fazer o bem.
Abraços!
Estes trabalhos solidários de férias fazem um bem enorme e tonificam muito mais do que as férias comuns.
Como vai acontecer outro agora, em julho, não deixem de dar uma olhada para verem se podem ajudar de alguma forma.
Realmente, é uma grande oportunidade de ajudar pessoas tão necessitadas e que se encontram tão longe!
Para aqueles que se interessarem, aqui tem o número da conta bancária para doações:
http://campoalegre2010.wordpress.com/doacoes/
Postar um comentário