logo

terça-feira, 13 de julho de 2010

Um passeio a Caldas Novas

Por: Rafael Carneiro Rocha

Região das águas hidrotermais em Goiás é opção de lazer para todas as idades

No século XIX, uma região do sul goiano começou a chamar a atenção de brasileiros e de estrangeiros. Conta-se que por volta de 1820, o governador de Goiás se curou de paralisia e reumatismo ao se banhar nas águas de uma certa Fazenda de Caldas.

Criada como município em 1911, Caldas Novas é hoje conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo. Suas águas brotam do chão em temperaturas que podem chegar a 60°C. Em 2009, sua população foi estimada em 67.588 habitantes, porém a grande estrutura de hotéis, clubes e parques aquáticos permite que na alta temporada Caldas Novas receba centenas de milhares de turistas.

Os turistas são de perfis bastante diversos. Famílias, pessoas da "melhor idade", casais em lua de mel e jovens; brasileiros do norte e do sul: a agradabilidade de Caldas Novas, situada a 297 km de Brasília e 749 km de São Paulo, é para todos.


Além da opção de hospedagem nos grandes grupos (Privé, Di Roma, IMG Hotel Águas da Serra, entre outros), o turista também pode conhecer O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, criado para preservar as nascentes das águas termais da região. Suas várias fontes se transformam em riachos rodeados pela vegetação do bioma Cerrado. Mais informações sobre o parque podem ser obtidas pelo link: http://www3.agenciaambiental.go.gov.br/site/pescan/


Perto de Caldas Novas, também na região das águas hidrotermais, localiza-se o município de Rio Quente, emancipado em 1988. Com uma população de cerca de 3000 habitantes, sua principal fonte de recursos está no complexo turístico Pousada do Rio Quente Resorts, a mais renomada opção de lazer e de hospedagem da região. Recentemente, foi inaugurada nesse complexo a "Praia do Cerrado", cujas piscinas de ondas se encontram numa bela área que evoca areias e vegetação tipicamente litorâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário