logo

sábado, 24 de julho de 2010

Educar os filhos – Tarefa árdua

Cada vez mais se torna uma obra de engenharia faraônica a construção da educação dos filhos.

Quem de fato se preocupa em formar bem homens e mulheres precisa suar muito para obter resultados positivos neste assunto.


As pessoas atualmente estão preferindo, para evitar o desgaste, criar bichos no lugar de filhos e também colecionar objetos eletrônicos. Estas substituições não precisam de cuidados e preocupações constantes, apenas de manutenção. E é claro que sofrem quando o cão adoece ou quando um Ipod deixa de funciona, mas logo após os substituirão por outro, sem remorsos, apenas com um desconforto para o bolso.

Deixando este ceticismo de lado, vale a pena investir tempo e paciência com os filhos e também tê-los. Estes seres de temperamentos complexos precisam dos cuidados de seus pais.

Educar é uma arte e acima de tudo um dom. Ir contra a maré das festas em boates, as viagens com a turminha, as bebidas, as drogas, as libertinagens nas TVs, a internet liberada, todas estas coisas são uma força contrária, muito forte que pressionam o educador e fazem com que precisemos multiplicar nossa atenção, cuidados e fibra ao formar nossos jovens e crianças.

Muitas vezes vamos parecer carrascos prontos a decapitar o frágil ser que criamos, mas a verdade aparecerá clara, quando este mesmo indivíduo se tornar alguém forte, bem formado, preparado para ser feliz com as virtudes adquiridas nos anos exigentes da sua infância e juventude.

Apesar dos inúmeros cabelos brancos que vamos colecionando com o tempo de pais,(nada que uma boa tinta não esconda), teremos a gratificação do trabalho bem cumprido e dos filhos bem criados, amigos nossos e bem quistos no mundo onde vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário