logo

segunda-feira, 1 de março de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 31)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Relação entre adolescentes
1 - D. D. diz: Dra gostaria de uma orientação, tenho uma filha de 15 anos e ela acabou de me contar que dormiu com o namorado, o que eu devo fazer agora, que tudo já foi consumado? Como orientá-la para agir daqui pra frente. Em que médico devo levá-la? Agradeço sua ajuda

RESP: Sra. D. D. Antes de responder sua pergunta, gostaria de conhecer mais detalhes sobre sua família, os valores que vivem, quantos filhos vocês tem, se a senhora trabalha fora ou se está sempre em casa. Isto porque sempre é importante ter maiores informações para uma resposta mais específica, mas em principio, sua filha parece confiar muito na senhora pelo fato de contar - aos 15 anos - que dormiu com o namorado, o que não é habitual.
Até onde chegou o relacionamento deles? Ela contou por confiar na senhora ou porque deseja causar impacto e chamar a atenção? Como é seu comportamento de um modo geral?
Veja que faço muitas perguntas, mas sempre que possível, devemos conhecer as pessoas para dar uma melhor orientação.
Procure conversar mais com ela e saber detalhes:- como foi, porque aconteceu, onde. Vocês conhecem o namorado dela e concordam com o namoro?
Antes de levá-la a um médico, mostre-lhe que não é pelo fato de ter acontecido uma vez que necessariamente ela deva dormir com o namorado de agora em diante. Fale do verdadeiro AMOR que sabe esperar, que necessita compromisso, que respeita o outro e não “usa” nem se deixa ser utilizado como coisa .
Como é que, na família, se encara o relacionamento sexual entre adolescentes ou entre pessoas fora do matrimônio? A sexualidade humana é muito bela para que consintamos em vê-la tratada – (tão maltratada...! ) como acontece atualmente nos meios de comunicação e lamentavelmente em muitos lares. Novelas como malhação, viver a vida e outras, apresentam cenas de libertinagem confundida com “naturalidade “e pais e filhos assistem passivos, sem que se aponte para os jovens o verdadeiro valor e dignidade do ser humano que não é um animal! A pressão sobre os jovens é muito grande e é necessária muita fortaleza e orientação para que saibam dizer NÃO e PORQUE NÃO. Cabe aos pais o dever de mostrar caminhos e, sobretudo, dar o exemplo com sua própria vida.
Conhecem bem o namorado da sua filha? Procurem saber se ele já teve outras experiências sexuais e então sim, ambos deverão ir a um médico e fazer exames para pesquisar doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. Neste caso, é muito importante que o médico seja amigo da família, que os conheça e seja alguém que não julgue “normal” o relacionamento sexual de jovens na idade de sua filha, senão tudo continuará na mesma... Serão apenas consultados, mas não orientados para a verdadeira e saudável sexualidade humana.
Fale com sua filha de coração a coração. As mães têm o dom especial de chegar com carinho e firmeza aos corações dos filhos, mostrando o que é certo e o que a senhora espera dela. Que ela tenha muitos amigos, tenha um sentido para a sua vida e seu viver,que faça esporte,tenha gosto para dedicar um tempo às artes, aos estudos, passeie e não se prenda tão cedo a um namoro, que sempre exigirá exclusividade e intimidade crescentes...
Perdoe a extensão da resposta, mas fico às ordens se desejar mais esclarecimentos.
Atenciosamente, Mannoun

Tom de voz
2 - N. M. diz: Dra como educar o tom de voz de uma adolescente ? Estou ficando louco com os gritos da minha filha e também quando se junta com as amigas.

RESP:Caro Sr N.M. Os especialistas ensinam que as novas gerações estão ficando surdas com o excesso de ruido de que estamos cercados. Sugiro que faça primeiro uma avaliação de audição de sua filha com um Otorrinolarigologista. Ela não irá aceitar em princípio mas perceberá seu interesse sincero por ela e as duvidas ficarão esclarecidas. Depois veja se ela aceita ter aulas de canto para colocar a voz no diapasão necessário. Não brigue nem reclame - aja- e ela perceberá que teve a atenção de que talvez necessitasse e acabará por ajudar também às amigas
Boa sorte ! Às suas ordens, Mannoun

Não quer estudar!
3 – C. S. S. diz: Dra Minha filha tem 17 anos e não quer estudar, vive achando que tem tempo e chega no final do ano esta sempre pendurada em várias matérias. Este ano ela esta no 2º ano do ensino médio e já começou na malandragem. O que me sugere fazer? Ela só quer ficar de papo pro ar sem fazer nada em casa e nem na escola. Será que devo pedir ajuda a escola? Somos de Jundiaí e aqui estamos com muitos casos de jovens envolvidos com drogas. Como saber o que esta acontecendo com a filha?

RESP: Sra. C.S.S. Sua filha tem amigos? Pratica esportes? Quais as tarefas que deve fazer em casa? Mesmo que ela não queira, solicite ajuda em pequenas atividades. Por e tirar a mesa, por exemplo, lavar a louça do café da manhã ou do lanche, fazer algum curso de que ela goste - aliás, quais são os seus gostos e habilidades? Comece por aí e devagar ela irá despertando para a necessidade de estudar. Descubram se gosta de ler, de participar de grupo teatral, pintura, desenho, artes, cerâmica...
Jundiaí é um grande centro e deve haver muita atividade de que os jovens gostem...
Quanto às drogas, fiquem atentos se há mudanças no comportamento dia a dia. Estar ocupados sempre foi e será ótimo para tudo...
Boa sorte e fico às suas ordens caso não tenha respondido à altura, Mannoun

4 comentários:

Claudette Alvarenga disse...

Dra tenho uma adolescente que não pode ser contrariada que quer se matar tem crises estericas, o que pode ser isto?

Anônimo disse...

Dra não sei se a pergunta cabe aqui, mas como sou ainda bem nova, tenho 25 anos vou fazer assim mesmo: vale a pena continuar casada por pena? Meu marido é burro, crianção e lentão.
Agradeço sua resposta, pois não sei mesmo o que fazer. Estou casada tem 3 anos e ele não muda.
Ester

Umberto Vargas disse...

dra porque os adolescentes não gostam que os pais participem das suas festas e das reuniões com os amigos? Existe uma diferença tão grande assim entre as gerações que provoque isso?

Maria da Conceição Machado disse...

Dra como contar a sua filha que ela é adotiva? Sou de Matosonhos, Portugal e cá ninguém sabe, mas ela esta desconfiada, desde uma aula de biologia que teve. É mesmo necessário que o digamos? Existe algum mal por ela não saber? Ela esta muito rebelde e tem 14 anos.

Postar um comentário