logo

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 26)

Iniciando o período de férias, a Dra Mannoun avisa que só voltará a responder no final de Janeiro. Portanto este tópico estará suspenso até seu retorno. Boas férias querida amiga!
As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.


Como educar um adolescente
1 – A. D. M. diz: Gostaria de saber como educar uma adolescente rebelde de 13 anos que a todo o momento ameaça que vai embora de casa. Só temos ela de filha e estamos quase nos separando porque temos brigado muito por causa das diferenças que temos de idéias de educar esta menina. Ela é mediana na escola, mas acha que pode fazer tudo que as amigas fazem. E isso preocupa muito, não sei mais o que hoje é certo e aceitável.

RESP: Olá, A.D.M. Uma das atitudes de certos Adolescentes, especialmente os únicos filhos e/ou os muito mimados é esta a que se refere sua pergunta. Se constantemente sua filha faz ameaças como diz, procure assentar-se com ela e , com bastante serenidade , pergunte para onde deseja ir, quem a receberá, como vai viver o dia a dia, como se manterá, ( escola, condução, alimentação, lazer, etc.) e quando pensa ou pretende sair.Não conteste mas ajude-a a fazer uma reflexão, sem alterar seu tom de voz. Procure falar e ouvir e diga que não aceita mais estas coisas que ela insiste em repetir, seja carinhosa e firme! Não permita “pingue-pongue" - ela fala, a mãe rebate, ela fala e quererá dizer a última palavra - não é bom tudo isto!
Por outro lado, quanto mais os pais discutirem, mais ela insistirá porque deseja estar em evidência e sempre ser o centro das atenções. Não faz sentido que por estes motivos, haja uma separação do casal! Antes que ela existisse, vocês como marido e mulher já formavam um lar e um filho jamais deve ser um motivo de brigas e de separação! Ao contrário! “Combine com seu marido como agirão os dois, com a mesma atitude, procurem sair juntos, distrair-se, namorar, e” esqueçam " um pouco a filha...
O certo e aceitável não mudou - Valores não caem de moda - por favor, pensem nisto e amem-se muito para amar muito sua filha! Especialmente não de deixem de pedir a Deus que os conduza a um entendimento!
Fico às suas ordens, e um abraço, Mannoun

Gravidez na adolescência
2 – A. diz: Dra minha filha esta grávida, soube ontem. Tem 16 anos, uma criança! O que devemos fazer para ajudá-la? O moleque nem aparece mais, não quer assumir e quer que ela faça um aborto. Eu não sei bem o que acho, estou atordoada. Por essa não esperava. Meu marido esta sem fala, em choque. Somos classe média e somos muito conhecidos, o que os amigos dirão, nos assusta. Conto com sua ajuda. M.

RESP: Minha senhora, antes de mais, não se preocupe com o " que irão pensar ou dizer os amigos" . Se forem amigos, saberão compreender a ajudar. Em hipótese alguma concorde com o aborto que é um assassinato premeditado - é e será sempre um crime!!!
Não é o momento de brigar ou maltratar, nem de desentendimentos ou de se culparem- há duas vidas em jogo. Cuidem de sua filha. Levem a um bom obstetra e mesmo que o rapaz quisesse casar-se, não é este o momento.
Cuidem da filha e do bebê. Sejam carinhosos e amigos. A maternidade não fará dela uma mulher feita - ouçam, procurem compreender – o que não é bater palmas ou aprovar o que acontece, mas agir como adultos, serenos, em paz, com calma e paciência. Depois de passada a “tempestade" , conversem com ela. Acolham. Abracem. Dêem colo. Se o namorado sumiu ou se aparecer, tratem educadamente como é sua conduta habitual e procurem ouvi-lo também.
Aguardem, dêem tempo ao tempo, proporcionando toda assistência a filha e ao bebê. Estamos às vésperas do Natal. Pensem em como acolheriam a Virgem Maria e O Menino.... Vocês Os têm em casa !
Fico às ordens e meu abraço amigo, Mannoun

Falar com jovens sobre drogas
3 - A. diz: Como um professor deve abordar o assunto drogas com seus alunos adolescentes, classe média alta. A senhora teria algum livro para sugerir sobre o assunto?Obrigado pela atenção G.

RESP: Olá G. bom dia! Que bom saber que se preocupa com seus alunos e em proporcionar-lhes uma boa formação!
Creio que mais do que falar nas drogas, vale a pena procurar realmente dar uma boa “formação” mostrando a eles o que é SER PESSOA, refletindo - e ensinando a refletir - sobre quem é o ser humano, dotado de RAZÃO: - Inteligência para conhecer e saber e Vontade , para escolher e decidir.
Não sei qual a sua área de atuação, mas seja qual for, o caminho que vejo é este. Falta muito aos Adolescentes estes pontos de reflexão. A VONTADE anda enfraquecida- as pessoas até sabem, conhecem os males das drogas e de uma sexualidade animalizada, mas não têm força de vontade para recuar, para não dar o primeiro gole, ou a primeira tragada, para resistir e dizer NÃO... Isto porque desconhecem, ignoram seu potencial, deixam-se levar como indefesos por não saber argumentar, por desconhecer o que é o SER HUMANO, a Pessoa.
Se percorrer algumas livrarias, especialmente as cristãs - católicas e evangélicas, vai encontrar muito material bom e ilustrativo. Dentro das sugestões que fiz, procure ( talvez num " sebo " ) Vida Sexual dos Solteiros e Casados, de João Mohana. Nas suas páginas há boas explicações sobre o ser humano, aplicáveis também às drogas.
Parabéns e boa sorte! Fico às suas ordens, Mannoun

3 comentários:

jana disse...

bom dia estou passando por um momento muito dificil com meu filho de 15 anos, ele está rebelde violento derespeitando a todos (casa escola e pessoas mais velhas) quer morrer a vida não tem sentido e vivi emplicando com a irmã, estou precisando de ajuda por favor. j.c.a

Liana Clara disse...

Olá Jana, a sua resposta estará postada na segunda dia 24 de maio, pois a Dra Mannoun viajou e só estará para responder neste dia.

Mas desde já peço a você que tenha muita paciência, pois vai ser necessário neste momento e também muita firmeza no agir com seu filho. Eu sei bem o que esta passando, mas não desanime, é importante que ele se sinta amado, mas também exigido.

Eu sei que este comportamento cansa muito, mas é necessário não esmorecer.

Procure saber como ele esta agindo na escola e com os amigos. Também é bom verificar as amizades, como são, quem são e onde vão. Olho atento também ao uso da internet.

Caso queira falar comigo para algum desabafo maior pode usar o email do BLOG contato@negociosdefamilia.com.br
Abraços Liana

Liana Clara disse...

Aviso: Já estamos na parte 41 das Perguntas e respostas da Dra Mannoun.
Todas as segundas feiras - basta procurar clicando na barra principal onde diz BLOG e depois correr as postagens pelo dia.

Postar um comentário