logo

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Drogas, como orientar, como prevenir?


Um dos grandes medos dos pais nos dias de hoje é o consumo de drogas. Muitos pais e mães não se preocupam que seus filhos ou filhas tenham um comportamento sexual precoce, nem que passem horas a frente do videogame, ou que estejam dependentes de tecnologia.

No entanto a preocupação com as drogas é algo ainda muito forte. Digo ainda, porque é possível, infelizmente, que este cenário mude e os pais achem normal que seus filhos usem drogas. Enquanto isto não acontece, espero que não aconteça coloco aqui algumas idéias para que pensemos.

As drogas, maconha, cocaína, ecstasy, crack produzem danos muito grandes no aspecto físico, psicológico e emocional além de serem a porta de entrada na criminalidade. A iniciação ao uso de uma droga pode ser uma pressão do ambiente, um desejo de experimentar uma nova sensação ou a fuga de problemas da vida. Em muitos casos é uma combinação destes fatores.

A porta de entrada no mundo das drogas costumava ser a maconha, no entanto em alguns ambientes e classes sociais isto vem mudando. Com o surgimento no Brasil do ecstasy, que apesar de conhecida desde 1914 só foi descoberta pelo tráfico de drogas local no meio dos anos 90, e das baladas - pelo menos em São Paulo este é o nome utilizado - passou a ser a droga de preferência de adolescentes e jovens que queriam experimentar uma nova sensação sem serem tachados de drogados ou maconheiros.

Deixando de lado a discussão de qual droga produz o ingresso da pessoa no mundo do vício é importante notar que um grande aliado na luta preventiva contra as drogas é a informação. É interessante que pais que conversam com seus filhos desde os 12, 13 anos de idade sobre o assunto, contando sobre o risco das drogas, o perigo mortal de fazer uma experiência - tem filhos com menos riscos de enveredarem por este caminho.

Outra questão importante é estar atento ao uso que eles fazem da Internet. Tenho falado sobre isto em inúmeras palestras e sempre fico com a sensação que para os pais é um fenômeno distante e irreal, embora haja milhares de sites que estimulam o consumo de drogas, ensinam a fazer drogas caseiras e estimulem a troca de experiências e viagens entre usuários, onde cada um inventa a combinação mais louca que outro, misturando drogas, remédios e outras substâncias.

Uma vez instalado o problema é bem mais difícil a solução. Há algumas abordagens possíveis como tratamento médico, internação em clínica de desintoxicação e mudança de ambiente. Uma combinação das três parece ser mais eficaz sendo que infinitamente mais eficaz é investir em prevenir.
Prevenir é a grande solução: conversando, orientando sobre as amizades, controlando a internet e evitando certas festas. Pense nisto agora, não deixe para depois.

Um comentário:

Angela Dupret disse...

Drogas é um assunto que sempre preocupa a nós pais, pois sabemos que a pressão até mesmo nas escola é grande. Não podemos nos distrair sobre o assunto.
Como você disse: " Prevenir é a grande solução: conversando, orientando sobre as amizades, controlando a internet e evitando certas festas."
Porque depois, aí já é tarde!

Postar um comentário