logo

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Viagem a Turquia – uma nova lua de mel

Texto de Bia Zelesco Barretto

Concordo com a Márcia em seu tópico, que viajar é um dos melhores investimentos! Em junho passado fomos comemorar nossas Bodas de Prata em Istambul. Foi realmente uma prova de amor do meu marido, que gosta de ter tudo previamente anotado, esquematizado, controlado... Passou com brilhantismo!

Em um país em que você não domina o idioma e onde as placas são coisa raríssima, é óbvio que nos perdermos mais de uma vez! Mas valeu a pena! O povo é gentil e tem a boa vontade de tentar te explicar, se não for com as palavras, pelo menos com os gestos. Todos têm boa vontade, mas não vá perguntar a uma mulher que não esteja vestida à ocidental! Perda de tempo!



Harém do Palácio Topkapi

Aspecto curioso: freqüentemente observávamos pelas ruas, bazares, museus, restaurantes, ônibus, homens rezando o terço muçulmano, mas nunca, em lugar nenhum, mulheres fazendo o mesmo. Devem ser todas santas e, naturalmente, não precisam...







......fazendo pão

Os palácios são completamente diferentes do jeito europeu a que estamos acostumados: uma construção, com várias salas e quartos e longos corredores. Por exemplo, o palácio Topkapi, onde os sultões viveram por muitos séculos, se compõe de várias construções independentes: a biblioteca, as cozinhas, local para guardar suas coleções, para a circuncisão, sem contar os haréns das esposas, concubinas, aposentos dos guardiões eunucos etc...


O palácio Dolmabahçe, mais recente, segue o modelo francês, porém elevado ao cubo: lustres enormes, escadaria de cristal Baccarat, excesso de dourados - como se fosse uma tradução pelo exagero para o estilo oriental.




Fugindo agora um pouco do óbvio, as frutas: morangos e pêssegos dulcíssimos e de escorrer água da boca! Uma culinária variada, com muitos perfumes de temperos e especiarias. Frutos do mar fresquíssimos, recém-pescados. Vinhos brancos turcos ótimos (com nomes impronunciáveis...).

O trânsito? Caótico, fazem cada barbeiragem impossível de imaginar. Poderíamos pensar então que o som das buzinas seria ensurdecedor, ledo engano! E os taxistas sempre gentis, perguntavam se o baixíssimo som do rádio incomodava.


Mesquita Azul: lava-pés -Antes de entrar da Mesquita, o lava-pés é destinado somente aos homens que acabam os enxugando com as próprias meias!!!

Enfim, uma viagem diferente e inspiradora e a sensação estranha de se estar no fim da Europa e no início do Oriente.

4 comentários:

Maria da Penha disse...

Não sei se escolheria um passeio de lua de mel na Turquia. Acho que deve ser bom pra quem já conhece muito bem o restante da europa.Mas gostei das dicas.

Luiza Zelesco Barretto disse...

Realmente, isso é que é prova de amor! Especialmente pra quem sabe como a história aconteceu... "Meu amor, vamos comemorar essa data especial, te levo pra qualquer lugar da Europa, pode escolher", disse meu pai, ingênuo, pensando em Paris, Londres, Roma... minha mãe simplesmente falou o lugar mais exótico e bizarro que conseguiu pensar! E assim foram parar em Istambul...

Liana Clara disse...

Não poderia faltar esta sua bela observação, Luiza! Valeu! Quer dizer que a Turquia foi um teste? Beijos

Lu disse...

Muito bom o comentário da Luiza!
Seu pai nunca ia imaginar que iriam pra um lugar que quase não é mais Europa...
hahahaha
bjos Lú

Postar um comentário