logo

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Férias escolares: e agora, o que eu faço?

Por Carol Balan*

As férias são um período muito divertido, mas também podem se tornar um momento estressante e cansativo se as crianças ficarem entediadas. Para evitar isso uma boa escolha são brincadeiras diferentes, que não fazemos no dia a dia por exigirem um preparo um pouco mais cuidadoso, e que costumam fazer muito sucesso entre as crianças.

Seguem algumas ideias de brincadeiras que precisam de uma certa estrutura e que podem (e devem) ficar montadas por alguns dias. O ideal é separar um espaço na casa que já vai servir para essa brincadeira e deixar as crianças à vontade para brincar: podem levar brinquedos, tomar lanche (piquenique dentro de casa é sempre uma boa ideia!) e, se eles quiserem, até mesmo dormir ali!

Dica: é muito comum tomarmos a frente nos trabalhos de preparação e montagem, mas contar com a ajuda das crianças nesse momento faz com que a diversão comece mais cedo! Ponha-os para ajudar: eles podem cortar o barbante ou segurar o rolo, ajudar com a fita crepe, pegar os materiais etc. Também podem ajudar a preparar o lanche: rechear pães, lavar frutas, separar o que vai precisar, colocar a toalha e os utensílios. Dessa forma, eles já entram na brincadeira desde o início, ajudando a montar e percebendo como participar da elaboração também pode ser divertido. Depois de tudo pronto, inverta os papéis e entre você também na brincadeira!

CASA DE PANO PARA MESA

Essa ideia é uma fofura! 


Você transforma sua mesa em uma casinha de pano linda, linda! Porém, se você não tem tempo/vontade/dinheiro para fazer uma igual à da foto não precisa pular para a próxima sugestão! Com barbante e lençóis é possível garantir a brincadeira da criançada. É só passar o barbante em volta da mesa e ir pendurando lençóis para fechar todos os lados, não esqueça de pendurar dois na frente, para fazer uma abertura que servirá de porta. A mesa pode ficar assim por vários dias, pois pode ser usada normalmente durante as refeições. Para as meninas pode ser uma casa de bonecas, para os meninos, uma oficina ou cabana. Mas isso são apenas ideias, a imaginação deles vai bem mais longe e pode inventar muito mais.

NAVIO PIRATA
Use uma cadeira na frente, para ser a proa e duas atrás, para fazer a popa do navio. Cubra cada lado com um lençol de solteiro dobrado ao meio e mais um para fechar a parte de trás. Eu usei pregadores de roupa para prendê-los. Para o mastro coloquei uma banqueta que tem um furo no meio, encaixei um cabo de vassoura para dar estrutura e coloquei papelão em volta. A bandeira é uma folha de EVA preto com uma caveira que peguei no Google e imprimi. O resto da brincadeira é por conta deles: com papelão eles constroem remos, canhões. Com jornal pode fazer chapéus e espadas e tubos de papel toalhas viram lunetas. Bandanas e tapa olho também são bem fáceis de improvisar. Se quiser incrementar ainda mais a brincadeira, esconda um baú (ou uma caixa de papelão) e faça um mapa para procurarem o tesouro. O baú pode contar brinquedos, bolinha de sabão, doces.

Carol Balan, pedagoga e doula, é católica, casada, mãe de 2 meninos e dona de casa em Araraquara /SP. Ama cozinhar, bordar, fazer crochê e tricô.

Sites das fotos:  http://www.ohbaby.co.nz/lifestyle/craft/how-to-make-an-under-the-table-house/
https://designromp.wordpress.com/tag/indoor-cubby-house/

Um comentário:

Unknown disse...

Amei, Carol! As crianças vão amar essas brincadeiras! Dicas anotadíssimas para as próximas férias! Já estou pensando no melhor lugar pra tanta diversão! E as idéias tbm são ótimas para os feriados ou final de semana em casa, principalmente qdo é dia de chuva e não dá pra brincar lá fora!

Postar um comentário