logo

sábado, 26 de julho de 2014

Doces lembranças: Dia dos Avós

Todo mundo gosta de dizer que as avós costumam fazer, pelos netos, tudo o que não fizeram por seus filhos. Talvez pela falta de vigor, ou mais ainda porque já se sabem não serem mais as educadoras primeiras de seus netos. Essa obrigação cabe aos pais. Sendo assim as avós e os avôs podem fazer tudo para seus netos, para que eles se lembrem deles com muito carinho e um amor sem limites.

Como hoje é o dia dos avós, justamente por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora, então reza a tradição comemorar com os avós e homenageá-los. Quem os tem, que aproveite bem o dia, passando com eles e dando muita atenção e retribuindo um pouco desse imenso carinho que sempre receberam deles.

Eu pude usufruir da presença de meus avós e guardo com muito carinho no coração, os inúmeros detalhes de afeto deles. Minha avó materna era exigente com os netos, mas nunca deixou de nos tratar com todo o amor que tão bem sabia dar. Uma das boas lembranças era do dia em que ia receber o pagamento do meu avô: ela levava minha mãe e uma das netas junto e sempre no final fazíamos um delicioso lanche na Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro. Era um fato marcante, para nós crianças, poder ter essa oportunidade de frequentar um lugar chique e refinado, ainda tão pequenas.

Cada presente caro que nosso pai não conseguia nos dar, acabávamos ganhando da nossa avó, coisa que meu pai não entendia muito bem e o deixava enciumado. Mas, nós, as netas, amávamos!

Vale a pena, e não me canso de dizer, dar esse tanto de amor aos netos, pelo simples fato de amá-los incondicionalmente. Os netos não ficarão deseducados por tantos mimos, saberão a diferença entre a autoridade dos pais e esse liberalismo dos avós. Mas, avós e avôs, não abusem! Tentem sempre consultar os pais antes desses arroubos de generosidade, para que todos se sintam bem e respeitados.

2 comentários:

Patricia disse...

Que bela homenagem aos avós, a gente assistir missa na intenção deles nesse dia!
Além da presença física na visita a eles ao oferecer-lhes uma lembrança bonita, o que comove muito também, é receber mensagens de NETOS MORANDO EM OUTRO PAÍS. Esse carinho, "encomendando às próprias mães" que comprem em nome deles(netos) a sua lembrança, mostra que a ligação afetiva desde a infância, se mantém nos corações ADULTOS. É tb. um DIA ESPECIAL DE AÇÃO DE GRAÇAS PELOS NOSSOS AVÓS QUE JÁ ESTÃO NO CÉU, mas sempre lembrados com MUITO AMOR!

Unknown disse...

Que lindo, jaque!

Postar um comentário