logo

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O que vale mais a pena: Cuidar do brilho das panelas ou do brilho da família?

Nestes últimos dias li um texto que começava assim: “Não deixe suas panelas brilharem mais do que você!”.

Eu então parei pra refletir sobre o assunto e vi que muitas vezes nos preocupamos muito com mostrar uma casa impecável, perfeita, e não nos atemos ao brilho do nosso lar.

Para um lar ser alegre e luminoso é necessário termos uma casa agradável, limpa, mas que isso não seja uma fixação nossa, e que saibamos priorizar as coisas por seu grau de importância.

O texto seguia irreverente e nos dizendo que: “Pense que a camada de pó vai proteger a madeira que está por baixo dela! Uma casa só vai virar um lar quando você for capaz de escrever “Eu te amo” sobre os móveis!”. 

Minha mãe tinha o costume de nos dizer: temos que manter a sala sempre limpa e arrumada, porque nunca sabemos se chegará uma visita ou precisaremos chamar um médico durante a noite, e com isso permaneci com esse costume na minha própria casa. A sala sempre arruma. Mas, de fato, uma poeirinha aqui e ali, não será uma prova de descuido com a família, se colocamos os seus membros em primeiro lugar. Ao cuidarmos melhor das pessoas, da atenção com cada uma, em detrimento de uma panela espelhando a nossa face, a nossa causa será nobre.

Vamos, no dia a dia, pesar bem o que é mais importante: passar horas passeando com os filhos ou fazendo aquela faxina nas estantes de livros; tomar um lanche com a amiga que está deprimida ou arrumar os armários de roupas; por aí devem ir as nossas indagações e sempre decidir pelo que for mais conveniente e agradar mais a todos.

Às vezes uma faxina é o que todos querem dentro de casa, por isso é bom não deixar as coisas acumularem, mas, com certeza, um cinema com o marido vai valer muito mais do que passar as roupas de cama da casa.

Vamos simplificar as coisas, a vida já tem por si só muitas atribulações e sabemos que ela continua lá fora: o sol iluminando, o vento agitando os galhos, as gotas da chuva caindo…, e este dia não voltará mais.

Tiremos o pó, se precisar, mas não nos esqueçamos de espalhar a poeira da alegria e do bom humor, o pó de felicidade e de aconchego entre todos dentro do lar. Isso sim será nosso verdadeiro brilho para que todos vejam e se lembrem de nós como semeadores de amor ao próximo.

2 comentários:

Patricia disse...

Muito bom relembrarmos sempre desses fatos IMPORTANTÍSSIMOS para criar o bem-estar geral na família.

Liana Clara disse...

Então Patricia, não vamos nos preocupar com um pouquinho de pó nos móveis! Beijos

Postar um comentário