logo

sábado, 9 de novembro de 2013

Li por aí - “Perseverar”.

Quantas vezes nos encontramos prestes a desistir, a jogar a toalha! Gostaria de escrever esta mensagem para todos aqueles que se encontram nessa situação e sabem que devem continuar o caminho, mas estão sem forças.

Há uma frase na Bíblia que é de grande consolo para nós: “Aquele que perseverar até o fim será salvo”! (Mt 24, 13). Ou seja, Deus nos dará um grande presente se formos até o fim!

Sejamos, portanto, perseverantes! Não desistamos no meio do caminho.

O que podemos fazer para aumentar as nossas forças? Gostaria de dar umas dicas:

1) Pedir ajuda a Deus

São Paulo dizia: “Quando sou fraco, então é que sou forte” (2 Cor 12, 10). Isso significa que quando somos fracos acudimos à ajuda divina, e então somos fortes porque encontramos a fortaleza de Deus.

O que nós não podemos Deus pode! Nunca deixar, portanto, de pedir a sua ajuda. Não queiramos vencer as grandes batalhas da vida sozinhos. Nós veremos como Ele nos ajudará a saltar o parapeito.

2) Olhar para a meta

Todo bom atleta ou alpinista sabe como é importante olhar para a meta para alcançar o seu objetivo. Olhar para a meta nos enche de alegria; faz-nos ver que vale a pena todo o esforço.

3) Não olhar para as dificuldades

As dificuldades existem e são muitas, mas, se olharmos para elas, poderemos nos abater, mesmo que seja só psicologicamente.

Lembro-me de uma ocasião, uns anos atrás, em que me convidaram para correr desde a casa onde estava passando as férias até uma cidade que ficava a 13 quilômetros dali. Nunca havia corrido toda aquela distância. Fui empolgado, resistindo, avançando. A 2 quilômetros da cidade, não sabia, havia uma tremenda subida em zigue-zague. Comecei a subir e, vendo a cada curva que aquilo continuava, não aguentei; parei. Foi então que um amigo me deu uma excelente dica: na subida, nunca olhe para a frente, olhe para os pés. Empolgado, tentei na semana seguinte e, para minha grande alegria, consegui chegar até o final.

Essa lição ficou gravada para mim: não olhe para a dificuldade, olhe para o lado bom, que no caso era o movimento dos meus pés.

Não olhar para as dificuldades é também não olhar para os próximos dias. Olhe só para o dia de hoje. Diz a Bíblia que “a cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6, 34). Vamos focar o dia de hoje: no dia de hoje Deus nos dará as forças para chegarmos até o fim do dia, e não será tão difícil assim vencer as batalhas. O dia de amanhã será outro dia, e teremos uma nova graça, uma nova ajuda.

Lembro-me também de um sacerdote que me disse algo valiosíssimo: “Deus não dá a graça para a imaginação; dá a graça para o momento da ação”. Ou seja: se soltarmos a imaginação e ficarmos pensando em tudo o que virá pela frente, de fato, não vamos aguentar, vamos sucumbir. Isso é assim porque é um grande erro ficar sofrendo ao pensar em todos os problemas futuros. Devemos deixá-los nas mãos de Deus. Quando chegar tal problema, Deus nos dará uma graça para enfrentá-lo.

Nunca desistamos de lutar! Com a ajuda de Deus, saibamos pôr um pé na frente do outro e assim alcançaremos todas as metas da nossa vida.

Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo M. Ramalho  - Sacerdote ordenado em 1993. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP; doutor em Filosofia pela Pontificia Università della Santa Croce; Capelão do IICS (Instituto Internacional de Ciências Sociais). Atende direção espiritual na Igreja de São Gabriel, em São Paulo.
Site: http://www.fecomvirtudes.com.br

Um comentário:

Patricia disse...

E como ajuda a gente ler esses conselhos do Pe. Ramalho! Não há ninguém que algum dia não tenha se sentido abatido, seja por doenças, problemas de família, econômicos, humilhações...basta levar só uma pontinha da Cruz de Cristo, pois o resto todo é ELE que faz, em AGRADECIMENTO pela nossa LEALDADE AO SEU AMOR A TODOS NÓS!

Postar um comentário