logo

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

EmContando – 60 - O velho e seu neto

                           (Irmãos Grimm, tradução de Ana Maria Machado)

Era uma vez um velho muito velho, quase cego e surdo, com os joelhos tremendo. Quando se sentava à mesa para comer, mal conseguia segurar a colher. Derramava sopa na toalha e, quando, afinal, acertava a boca, deixava sempre cair um bocado pelos cantos.

O filho e a nora dele achavam que era uma porcaria e ficavam com nojo. Finalmente, acabaram fazendo o velho se sentar num canto atrás do fogão. Levavam comida para ele numa tigela de barro e – o que era pior – nem lhe davam bastante.

O velho olhava para a mesa com os olhos compridos, muitas vezes cheios de lágrimas.

Um dia, suas mãos tremeram tanto que ele deixou a tigela cair no chão e ela se quebrou. A mulher ralhou com ele, que não disse nada, só suspirou.

Depois ela comprou uma gamela de madeira bem baratinha e era aí que ele tinha que comer.

Um dia, quando estavam todos sentados na cozinha, o neto do velho, que era um menino de quatro anos, estava brincando com uns pedaços de pau.

“O que é que você está fazendo? – perguntou o pai.

O menino respondeu:

“Estou fazendo um cocho, para papai e mamãe poderem comer quando eu crescer.

O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e caíram no choro. Depois disso, trouxeram o avô de volta para a mesa. Desde então passaram a comer todos juntos e, mesmo quando o velho derramava alguma coisa, ninguém dizia nada.


Agnes G. Milley

2 comentários:

Patricia disse...

Dói pensar que essa realidade é mais frequente do que se imagina...Graças a Deus pelos nossos idosos, seu carinho e experiência de vida que compartilham conosco!

Unknown disse...

E igual a letra da música: Couro de Boi ( Palmeira e Teddy Vieira) vá em http://letras.mus.br/sergio-reis/103196/ veja e ouça é muito bonita essa música

Postar um comentário