logo

sábado, 16 de novembro de 2013

Cutucar a onça com a vara curta

O que quer dizer: não levar os filhos e o marido ou a esposa aos estertores da exasperação. Já me explico.

Existem mulheres e homens que, conforme seus humores do momento gostam de levar as pessoas da família a picos positivos e negativos, constantemente, como se todos estivessem sempre sentados numa montanha russa de parque de diversões.

Esta instabilidade deixa todos em casa com seu emocional abalado e ninguém sabe como deve agir a cada momento, e temem “cutuca-la” com vara curta. A onça no caso é esta pessoa intempestiva, oscilante de humor que pode prejudicar os familiares ou até levá-los a um distanciamento dela mesma.

O comportamento oscilante, constante, vai afastando aquelas pessoas que mais a querem bem, maridos/mulheres e filhos, ou se não afasta, vai prejudicando muito o relacionamento entre todos e criando “partidos” dentro de casa. Aqueles que toleram mais, e aqueles que não suportam mais. E quanto aos amigos, nem se fala, estes só ficam por perto nos bons momentos, e poucos resistirão a esse mau trato e se afastarão doloridos.

Precisamos nos examinar constantemente, e verificar se não estamos agindo como onças, prontas para dar um bote, assim que alguém nos atinge em algo que nos incomode.  Não é possível deixar uma TPM gerenciar a nossa vida diária. Nem, tão pouco, que cada problema vire a nossa bandeira de desagravos e de luta contra todos e contra tudo. Uma mãe ou um pai precisam ser atores de primeira grandeza, representando seu papel de gerentes do lar com galhardia e alegria, aconteça o que acontecer.

A mãe o pai são humanos, e claro, vão falhar muitas vezes, mas que essas falhas não sejam a constante de suas vidas e sim, momentos espaços, pontos e não constante pontuação.

Com esse comportamento constante, a mulher ou o marido acabam transformando os filhos em oncinhas que estarão também prontos para dar o bote, a cada investida desta onça maior.

Os homens irascíveis nem tem a TPM como desculpa, e a estes eu diria que se cuidem, pois com um humor de onça, não há filho que resista. O relacionamento familiar estará sempre abalado e todos manterão uma distância confortável entre o genioso e si. Deste modo tanto pai quanto filhos sairão perdendo muito, neste convívio pai/filho.

Um comentário:

Patricia disse...

Esse "jeito onça de ser", especialmente durante a ADOLESCÊNCIA, realmente pode criar sofrimentos desnecessários, especialmente para os pais que só querem o bem dos filhos.
Essas "oncinhas criadas em cativeiro" também têm que ser pacientes quando os pais já não aguentam mais tantas reclamações, algumas justas, mas a maioria causada apenas pelo EGOÍSMO e MAU HUMOR de algum ou alguma pessoa na família.

Que Deus nos abençôe muito e à todas as FAMÍLIAS CRISTÃS!

Postar um comentário