logo

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Gratidão melhora a saúde!

Não vende na farmácia, embora lá, ao comprar remédios, você possa agradecer e pedir a Deus pelos dedicados cientistas que passam despercebidos, boa parte de seu tempo pesquisando heroicamente nos laboratórios. Vamos reproduzir, em seguida, trechos de uma reportagem da revista Simplesmente, sob o título acima. E antes disso, é importante lembrar que uma virtude, como a de ser grato, deve ser praticada em primeiro lugar em relação contínua a Deus, e pressupõe uma boa ação anterior, são duas ações positivas irmanadas? E mais, também praticamos a humildade, pois reconhecemos a importância e o valor do próximo.

"Importante é que esse sentimento (o da gratidão) exista, porque produz uma cascata de reações que os cientistas avaliam de uma forma muito positiva, conforme aponta uma quantidade crescente de pesquisas que está oferecendo novas percepções sobre a importância dessa sensação. "A gratidão produz efeitos na saúde física e mental", defende Robert Emmons, professor da Universidade da Califórnia, que (...) é considerado o maior especialista nesse assunto no mundo. "No aspecto físico, ela ajuda a dormir melhor e a se sentir mais revigorado ao acordar, ajuda a baixar a pressão arterial e a melhorar o sistema imunológico", afirma o psicólogo. "Ela nos incita a celebrar o presente e aumenta as emoções positivas. Nós nos adaptamos às circunstâncias da vida de um a maneira tão rápida que, em pouco tempo, o carro novo ou o cônjuge não são mais excitantes ou novos. “Mas a gratidão nos acorda para apreciar o valor das coisas e permite participar mais da vida, celebrando seus aspectos positivos e os prazeres", diz o pesquisador.

Também na saúde mental ele descobriu grandes benefícios: “Em face de um trauma grave, adversidade e sofrimento, há estudos que mostram que as pessoas com disposição a serem gratas se recuperam mais rapidamente. (...) Ele ressalta  ainda que as pessoas gratas têm maior autoestima.

Benefícios da Gratidão

No corpo:
•    . Melhora a imunidade.
•    . As dores passam a incomodar menos.
•    . Reduz a pressão arterial.
•    . O sono é de melhor qualidade e mais revigorante.

Na mente:
•    . Melhor disposição, mais bom humor, maior otimismo.

 Nas relações sociais:
•    . A pessoa se sente mais útil e generosa; aumenta a capacidade de perdoar; os voluntários da pesquisa se sentiram menos solitários ou isolados.

Maria Teresa Serman

Nenhum comentário:

Postar um comentário