logo

sexta-feira, 12 de abril de 2013

EmContando - 29 - Queridas e queridos leitores!

Estamos chegando ao final  da primeira fase  da série EmContando. Falamos de parábolas, fábulas, lendas, de contos populares em geral e também de contos autorais.  Antes de terminarmos  ,  no entanto, devo   falar ainda, um pouco,  sobre os Contos de Fadas  e o quanto o seu estudo me agradou e  convenceu.

Ao final de um curso de Literatura Infanto Juvenil, elaborei, assim como todos os outros  participantes, um pequeno trabalho sobre um dos  temas abordados.  Para isso, li muito, estudei bastante e meu entusiasmo ficou patente na Conclusão do trabalho. Trago esta página para vocês no desejo sincero de contagiá-los e abrir as portas desse mundo mágico para os que ainda não as abriram.

Conclusão: 

Há  uns dois meses comecei a viajar pelo
mundo encantado das Histórias da Fadas e dos Contos Maravilhosos. Com grande curiosidade e muitas surpresas fui desbravando páginas e mais páginas de muitos livros. Embrenhei-me nas florestas da velha Escandinávia e observei, espreitando por detrás das árvores, gnomos e duendes, brincando nas clareiras. Vi, também, sacerdotisas druidas celebrando   seus cultos, feiticeiros e  bruxas, com ar circunspecto, preparando suas poções mágicas.

Quis ficar mais tempo por aquelas paragens, mas o tempo era pouco e haviam me recomendado que não deixasse de ir até o Oriente; até a Arábia. Havia muito que ver por lá. Segui o conselho e fui. Tudo que vi me encantou. Aprendi muito. Fui também até o Egito, tão cheio de  mistérios, e de lá segui pelo deserto até os caminhos da Galiléia. No fim da viagem deparei-me com tropas romanas que  me trouxeram de volta daqueles confins.

Na Europa sentei-me no chão, junto às lareiras, e, por vezes, junto a fogueiras, no relento, debaixo das estrelas e ouvi, como qualquer neto, as histórias sem fim que por lá se contavam. 

Ouvi e sonhei. Por fim, a viagem terminou. Não porque eu quisesse, mas fiquei  com medo de perder o trem. Acordei e pensei em tudo que vi e ouvi. Vou contar a vocês que o que mais me deslumbrou foi constatar que dentro de cada um dos pequenos contos que nos sorriem das páginas de um livro que colocamos nas mãozinhas de nossas crianças, está presente tudo aquilo que vi e ouvi e muito mais do que eu não ouvi nem vi. Aí está contida toda a trajetória da Humanidade.

                                                                                                       Agnes G. Milley

Um comentário:

Patricia Carol disse...

Oi, Agnes!

Você merece o OSCAR DE MELHOR CONTADORA DE ESTÓRIAS!!!!

Belo trabalho o seu! Lembro de tê-la ouvido "ao vivo" numa reunião da OBRA sem apoio de livro, "encontando" de memória com toda a ARTE que essa atividade RARA merece!

Parabéns pra você e pra todos nós que tivemos o privilégio de começar te ouvindo "ao vivo" faz tantos anos já, e agora, com o Blog, que ficou melhor ainda!

"ENCONTE" e ENCANTE!!!
Bjo, Pat.

Postar um comentário